
O HSBC registou um lucro líquido atribuído de 11.510 milhões de dólares (9.961milhões de euros) no primeiro semestre do ano, uma queda de 30,6% face ao mesmo período de 2024.
Entre janeiro e junho, o volume de negócios do grupo recuou 8,5% em termos homólogos, para 34.122 milhões de dólares (29.532milhões de euros), indicouo HSBC em comunicado enviado à Bolsa de Valores de Hong Kong, onde está cotado.
A instituição atribuiu as descidas à base comparativa mais elevada, decorrente de ganhos extraordinários com a venda dos seus negócios no Canadá e na Argentina no primeiro semestre de 2024.
Apesar da quebra, o presidente executivo, Georges Elhedery, afirmou que o HSBC enfrenta “este período de incerteza económica e volatilidade do mercado a partir de uma posição de força”.
Recorde-se que nos resultados do primeiro trimestre, os lucros do banco também haviam caído 32%.
O CEO Georges Elhedery, que assumiu a direção em setembro do ano passado, tem vindo a tomar medidas para aumentar a rentabilidade do banco e areforçar o foco do banco, com sede em Londres, na Ásia, onde obtém a maior parte dos seus lucros. “Estamos a criar um banco mais simples, ágil e focado, alicerçado nos nossos principais pontos fortes”, referiu Georges Elhedery, na altura, em comunicado.
Agência Lusa
Editado por Jornal PT50