
A Euronext confirmou nesta quinta-feira que submeteu uma proposta de aquisição – através de troca voluntária de ações – da ATHEX, a bolsa de valores de Atenas. Segundo a Euronext, todos os membros do Conselho de Administração da ATHEX concordam com esta operação e firmaram um acordo de cooperação em que se comprometem a não distribuir dividendos de 2024 nem 2025 sem consentimento da Euronext.
Mais ainda, todos os membros do conselho que detêm ações, bem como o CEO, assinaram um compromisso de venda das mesmas ao abrigo da troca em questão. Esta transação está sujeita a um parecer favorável do conselho sobre a oferta, obrigatório de acordo com a lei grega.
Esta oferta está avaliada em 412,8 milhões de euros e implica a troca de 20 ações da Euronext por cada ação da ATHEX, esclarece a dona da bolsa lisboeta. Estes números têm em conta os valores de fecho de mercado de 30 de julho, com as ações da Euronext a 142,7 euros, o que, por sua vez, resulta numa avaliação de 7,14 euros por cada ação da ATHEX. Segundo a dona da bolsa de Lisboa, esta oferta tem um prémio de 27%.
A Euronext espera ter a operação concluída no final de 2025 e tem como condição mínima de aceitação a conquista de 67% do capital da ATHEX. Está ainda sujeita a aprovações regulatórias.
O CEO e ‘chairman’ da Euronext, Stéphane Boujnah, sublinha este passo em direção a um mercado de capitais europeu “mais integrado e mais competitivo”, reforçando que o compromisso com a união das poupanças e investimentos europeu é agora maior do que nunca. Boujnah reitera que quer transformar este compromisso numa realidade e acredita que esta é a altura certa para investir na Grécia.
A Euronext integra as bolsas de Amesterdão, Bruxelas, Dublin, Lisboa, Milão, Oslo e Paris. A instituição tinha confirmado no início do mês que estava em conversações para avançar com esta operação.