O Banco Europeu de Investimento (BEI) assinou com a EDP dois empréstimos, no valor global de 700 milhões de euros, que irão financiar o desenvolvimento de projetos de energia renovável e de redes de eletricidade.
A maior fatia deste financiamento, no valor de 500 milhões de euros, apoiará o lançamento de projetos fotovoltaicos (com uma capacidade de 1559 megawatts) e eólicos (384 MW) da EDP Renováveis em Portugal, Espanha e Itália, com cada país a representar cerca de um terço dessa nova capacidade. Os projetos serão construídos até 2026.
Adicionalmente, o BEI assinou com a EDP um empréstimo de 200 milhões de euros para financiar a expansão e digitalização das redes de eletricidade que o grupo explora em Portugal e Espanha.
Ambos os financiamentos fazem parte de empréstimos mais amplos que o BEI já aprovou para a EDP, mas que ainda não assinou.
No total, o empréstimo-quadro para projetos de energia renovável ascende a 900 milhões de euros (já incluindo os 500 milhões agora contratualizados) e o relativo às redes elétricas somará 800 milhões de euros, revelaram o BEI e a EDP em comunicado esta quinta-feira.