A dura derrota do Benfica frente ao Sp. Braga, por 3-0 a 30 dezembro de 2022, não foi esquecida por Roger Schmidt. O ex-treinador das águias revelou agora considerar que as viagens de Nicolás Otamendi e de Enzo Fernández antes desse encontro, a valer para a 14ª jornada da Liga, acabaram por influenciar. 

"Perdemos pela primeira vez antes da passagem de ano. Houve o Mundial do Qatar e o Nico Otamendi e o Enzo Fernández regressaram. Teria sido melhor que os tivéssemos deixado na Argentina mais 15 dias. De qualquer maneira eles voltaram, mas era difícil jogar em Braga. Faltou fôlego e não conseguimos manter o nível que tínhamos mostrado até então", avaliou o técnico alemão, no podcast Spielmacher, da Sky Sports

Schmidt revela ainda o desafio com que se defrontou quando chegou à Luz. "O Benfica queria jogar de forma diferente. O estilo era fantástico para jogadores que não conquistaram nada nos últimos cinco anos, e a intenção era vender, mas não havia mercado para eles. De repente, os jogadores estavam nas nuvens. Marcavam golos e jogavam muito bem. A nova abordagem funcionou às maravilhas e começámos a vencer, inclusivamente na Liga dos Campeões. A nossa confiança disparou e encarámos cada partida com uma grande convicção", disse ainda.