O povo queria... e o povo teve. Quase 16 mil espectadores encheram o Accor Arena em Paris para verem o novo herói nacional de França: Victor Wembanyama. E o mais recente fenómeno do basquetebol cumpriu na íntegra, com uma exibição digna de um... Alien, como é apelidado. Na vitória folgada dos San Antonio Spurs sobre os Indiana Pacers (140-110) – o primeiro de dois duelos aqui –, o poste francês assinou 30 pontos, 11 ressaltos, 6 assistências e 5 desarmes de lançamento.
Nos últimos dias, Record tem testemunhado a loucura em torno de Wemby, que aguentou a enorme pressão em cima dos ombros e protagonizou um espetáculo dentro do próprio espetáculo. Do aquecimento à apresentação das equipas, passando pelo primeiro cesto aos ‘abafos’, o público da equipa... visitante (sim, os Pacers eram na teoria o anfitrião, mas em nada o pareciam...) era um vulcão em erupção a cada intervenção de Victor, que falou no centro do pavilhão ainda antes do jogo, com voz algo embargada. Mas o nervosismo nem se notou...
A partida descolou efetivamente no 3º quarto, quando Wemby entrou em ação com três desarmes seguidos, assistências e um triplo que atiraram a diferença para a casa dos 20, de forma irreversível.
Ao jogo assistiram vários vips, entre ex-jogadores da NBA, como Manu Ginobili, Tony Parker, David Robinson, Boris Diaw (todos ex-Spurs) ou Pau Gasol, entre outros, políticos, como o primeiro-ministro francês, atores e ainda futebolistas, como alguns do PSG, entre eles o português Gonçalo Ramos.