O MotoGP tem atualmente cinco construtores no pelotão, assim como pilotos de alto nível. Desde que o Mundial de motociclismo foi criado em 1949, existiram períodos bons, outros não tão bons.

Depois do fim de carreira de Valentino Rossi em 2021, e de uma quebra de audiências, a Dorna tem procurado fazer crescer o interesse no campeonato – implementando medidas como a corrida Sprint. E, no futuro não muito distante, a Liberty Media poderá assumir o controlo do MotoGP ao adquirir a entidade promotora.

Alex Hofmann, antigo piloto e atual comentador televisivo, considera que a categoria rainha está a atravessar uma fase particularmente boa. Em declarações ao motorsport-total.com, afirmou:

Poderiam dizer que estamos agora numa era dourada. Temos o maior pelotão na história do MotoGP. Todos os pilotos são bem pagos. O apreço financeiro dos pilotos existe, portanto. Há pilotos de testes que são melhor pagos do que alguns pilotos habituais costumavam ser. Além disso, mais construtores estão representados no campeonato. Penso que o desporto nunca esteve melhor posicionado do que agora.

Não deixam de existir críticas, havendo quem considere que o espetáculo das corridas não é o melhor possível – em parte devido ao multiplicar de dispositivos aerodinâmicos nas motos, que tem um impacto negativo na capacidade de perseguir e ultrapassar outros pilotos em pista.