O mercado de transferências está oficialmente encerrado. Benfica, Sporting, FC Porto e Sporting de Braga foram os principais protagonistas neste último dia de mercado em Portugal. Mas lá foram também houve espaço para algumas transações 'bombásticas'.

Benfica reforça-se no ataque e na defesa

O internacional português Bruma transferiu-se do Sporting de Braga para o Benfica, por 6,5 milhões de euros, tendo assinado um contrato até 2028 com as 'águias'.

O extremo de 30 anos, que conta com 12 internacionalizações e dois golos por Portugal, juntou-se ao ponta de lança italiano Andrea Belotti, emprestado pelo Como, ao lateral direito dinamarquês Samuel Dahl, emprestado pela Roma e ao médio Manu Silva (ex-Vitória de Guimarães) na lista de reforços assegurados pelas 'águias' neste mercado de inverno.

FC Porto muito movimentado no 'deadline'

O médio Nico González trocou o FC Porto pelo Manchester City, com o tetracampeão inglês a pagar os 60 milhões de euros correspondentes à cláusula de rescisão no fecho da janela de inverno.

Para além do jogador espanhol, de 23 anos, os 'dragões' venderam, na última sexta-feira, Wenderson Galeno aos sauditas do Al Ahli por 50 milhões de euros.

Já Iván Jaime foi emprestado pelo FC Porto aos espanhóis do Valência, com opção de compra no final da época.

A única entrada a registar no Dragão nesta segunda-feira foi a de Tomás Pérez, médio argentino de 19 anos, que se estreou ao serviço da equipa principal do Newell's Old Boys em 2024, antes de rumar à Europa e juntar-se ao extremo brasileiro William Gomes, contratado ao São Paulo.

Sporting despede-se de Marcus Edwards e 'pesca' no Brasil

O extremo inglês Marcus Edwards vai jogar até ao final da temporada no Burnley, por empréstimo do Sporting. Com pouca utilização esta temporada ao serviço dos 'leões', o jogador de 26 anos rumou ao clube do Championship, no qual vai reencontrar o treinador Scott Parker, que o orientou nas camadas jovens do Tottenham".

Em sentido inverso, o extremo brasileiro Biel Teixeira é reforço dos 'verdes e brancos', proveniente do Bahia, tendo assinado contrato até 30 de junho de 2029.

O clube de Alvalade oficializou ainda a inclusão no plantel de João Muniz, defesa central que esteve emprestado ao Rio Ave, mas não somou qualquer minuto de utilização nos vila-condenses.

Sporting de Braga despede-se de vários ativos

Depois da saída de Bruma para o Benfica neste último dia de mercado, os bracarenses despediram-se de mais jogadores.

O defesa esquerdo português Yuri Ribeiro rescindiu contrato com os minhotos e rumou ao Championship para representar os ingleses do Blackburn Rovers.

No futebol feminino também houve saídas na cidade dos arcebispos, a internacional croata Ana Markovic e o Sporting de Braga rescindiram, por mútuo acordo, o contrato que unia as partes.

E lá fora?

Félix muda de camisola (novamente)

O internacional português João Félix é reforço para o ataque do AC Milan, treinado pelo compatriota Sérgio Conceição, por empréstimo dos ingleses do Chelsea até final da época.

Apesar de nem o AC Milan nem o Chelsea terem ainda oficializado a transferência, o nome de Félix surge já entre os negócios confirmados no site oficial da Serie A.

Milan de Conceição com várias entradas e saídas

Antes do anúncio de Félix, Conceição já tinha recebido outro reforço para o ataque. O avançado mexicano Santiago Giménez assinou um contrato até 2029. O futebolista de 23 anos, que tem 32 internacionalizações pelo México, vai herdar a camisola 7, que era do espanhol Álvaro Morata, entretanto transferido para os turcos do Galatasaray.

Os rossoneri anunciaram também a transferência de Davide Calabria para o Bolonha, por empréstimo até final da temporada, depois de o defesa ter estado 18 anos ininterruptos ao serviço dos milaneses.

United de Amorim coloca excedentário

O futebolista inglês Marcus Rashford vai jogar até ao final da temporada no Aston Villa, por empréstimo do Manchester United.

O avançado, de 27 anos, perdeu importância nos 'red devils' após a chegada do treinador português Ruben Amorim, que não o utilizava desde 12 de dezembro de 2024, num encontro da Liga Europa, frente ao Plzen.

Os 'villians' garantiram também o empréstimo do internacional espanhol Marco Asensio junto do Paris Saint-Germain, num acordo válido até ao final da época.