Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris'2024 tiveram um lucro a rondar os 27 milhões de euros, devido a um número recorde de bilhetes vendidos e ao dinheiro conseguido junto dos patrocinadores, anunciaram os organizadores das competições, na quarta-feira.

Foi um verdadeiro sucesso" disse Tony Estanguet, o presidente do Comité Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos (COJO) acrescentado que o resultado das contas se deve a "um excelente resultado de bilheteira", admitindo: "ultrapassámos largamente o número de bilhetes vendidos e isso gerou receitas significativas".

De acordo com o COJO, foram vendidos mais de 9,5 milhões de bilhetes para os Jogos Olímpicos e mais de 2,5 milhões para os Jogos Paralímpicos, que permitiram arrecadar 1,489 milhões de euros.

No final, as receitas totalizaram 4,480 mil milhões de euros, enquanto as despesas ascenderam a 4,453 mil milhões de euros, totalizando um lucro de 26,8 milhões.

O lucro será distribuído em 60% para a promoção e desenvolvimento do desporto em França, 20% para o Comité Olímpico de França, e os restantes 20% para o Comité Olímpico Internacional (COI).

O resultado positivo não contabiliza vários gastos assumidos pelo Estado francês, nomeadamente os custos com os reforços dos transportes públicos e da segurança.