Ben Healy (EF Education-EasyPost) fechou mais de 150 quilómetros em fuga com o vitória na quinta etapa da Volta ao País Basco, que continua a ser liderada pelo português João Almeida (UAE Emirates).

Para conquistar a nona vitória da carreira, o irlandês de 24 anos escapou aos companheiros de fuga a mais de 56 quilómetros de Guernica, cortando a meta isolado, 172,3 quilómetros após a partida de Urduña, com o tempo de 03:55.57 horas.

O francês Axel Laurance (INEOS) atacou do pelotão nos derradeiros quilómetros e terminou segundo, a 01.47 minutos do vencedor, enquanto o italiano Simone Velasco (Astana) fechou o pódio, um segundo depois, na frente do grupo principal, onde se encontrava João Almeida (19.º lugar, a 01.48 de Healy), que manteve as diferenças na geral para os perseguidores, os alemães Maximilian Schachmann (Soudal Quick-Step) e Florian Lipowitz (Red Bull-BORA-hansgrohe), respetivamente a 30 e 38 segundos.

Almeida está a 153,4 quilómetros - com início e final em Eibar e sete contagens de montanha, incluindo três de primeira – de se tornar, já neste sábado, no primeiro português a conquistar a Volta ao País Basco em 64 edições.

Nelson Oliveira (Movistar), o outro português em prova, foi 78.º, a 9m11 do vencedor, e é 32.º da geral, a 14m56 do líder, João Almeida.