Este ano, a Suzuki renova duas das linhas com créditos firmados na sua gama – a DR-Z4S e a DR-Z4SM, que foram lançadas na EICMA do ano passado. Tanto estão a deslocações diárias, como às pistas de supermoto (DR-Z4SM) e até ao uso fora de estrada no caso da DR-Z4S.

Um legado iniciado há 25 anos pela DR-Z400S, que agora tem continuidade. Esta é uma linha versátil e ágil, com um interessante rácio peso/potência: o novo motor de 398 centímetros cúbicos, monocilíndrico, debita 38 cv de potência máxima às 8.000 rotações por minuto e 37 Nm de binário às 6.500 rpm para um peso de 151 kg (DR-Z4S) e 154 kg (DR-Z4SM). O motor cumpre as normas Euro 5+, estando associado a uma caixa de cinco velocidades.

O novo quadro é em aço, com braço oscilante leve em alumínio tal como o subquadro. As suspensões são totalmente ajustáveis da KYB: forquilha invertida à frente e amortecedor atrás. As jantes são de 21 polegadas à frente e 18 polegadas atrás, com pneus IRC GP-410 na DR-Z4S. Na DR-Z4SM, ambas as jantes medem 17 polegadas e calçam pneus Dunlop Sportmax Q5A. Os travões são de disco, com pinças axiais.

As motos estão disponíveis com Suzuki Intelligent Ride Systema, que integra a eletrônica: Suzuki Drive Mode Selector com três modos de condução e controlo de tração Suzuki Traction Control ajustável em dois níveis de intervenção sendo possível de desativar. Há também modo Gravel.

O ABS pode ser desativado na roda traseira da DR-Z4SM e em ambas as rodas na DR-Z4S. Outra característica é o Suzuki Easy Start System, bastando carregar num botão para ligar a moto.

O design destas Suzuki é minimalista, focando-se na ergonomia para os condutores dual sport. As carenagens são mínimas. A DR-Z4S está disponível em amarelo Champion Yellow No. 2/ branco Solid Special White No. 2; ou cinzento Solid Iron Gray. Por outro lado, a DR-Z4SM vem em cinzento Sky Gray ou em branco Solid Special White No. 2.