Em condições de chuva como nunca tinha enfrentado no MotoGP, Fermín Aldeguer alcançou o seu melhor resultado até agora ao ser terceiro na corrida principal do GP de França deste domingo em Le Mans.

O rookie da BK8 Gresini falou de um resultado ainda mais relevante do que o terceiro posto na corrida Sprint: ‘Hoje é mais especial do que ontem, porque um pódio na corrida longa é mais importante. Estou contente, porque estamos a fazer um bom progresso. Temos de manter a calma, mas estou contente pelo trabalho que estou a fazer, por como geri toda a situação hoje. Fiz o mesmo que os pilotos com experiência – segui o Marc [Márquez] na parte inicial. Depois disso tive uma boa luta com os slick’.

Aldeguer disse depois: ‘Quando continuei com os slicks uma volta a mais, penso que perdi muito tempo. Eu estava um pouco mais nervoso, mas geri bem. Também quando mudei de moto com [os pneus de] chuva, não tenho muita experiência. Mas, volta a volta, eu estive cada vez melhor. E acabar no pódio hoje é incrível para mim’.

Questionado sobre o desafio mental que foi esta corrida, o #54 retorquiu: ‘A corrida foi muito longa. Na primeira parte eu talvez estivesse um pouco mais veloz, porque eu estava a seguir todos os pilotos. Não sabes o que fazer, mas depois, com a chuva, quando vi que tínhamos de fazer mais 20 voltas… a pista não estava nas melhores condições, a minha sensação não era perfeita. Mas mantive a calma, usei a minha pouca experiência na moto. Desfrutei muito a fazer esta pequena recuperação’.