A seleção portuguesa feminina de Portugal deu mais um passo para a qualificação para o Campeonato da Europa de 2025 (EuroBasket 2025) ao venceu a Ucrânia por 60-57, esta quinta-feira, em Coimbra,
As linces alicerçaram o triunfo num desempenho superior no quarto período, ainda que sempre com o equilíbrio entre as equipas a imperar, após três quartos com ligeira supremacia alternada nos resultados dos parciais.
As portuguesas estiveram mesmo a vencer 17 pontos durante o período derradeiro do jogo, mas ainda permitiram robusta reação (e recuperação) das ucranianas mesmo à beira do fim, encurtando a vantagem das lusas para os três pontos com que selaram a vitória.
Marcia da Costa, com 14 pontos, dois ressaltos, duas assistências e dois roubos de bola, e Carolina Rodrigues, com 14 pontos, duas assistências e um roubo de bola estiveram em maior evidência na seleção orientada por Ricardo Vasconcelos. A ucraniana Krystyna Filevych, com 21 pontos (melhor marcadora), oito ressaltos, duas assistências e um roubo e bola, foi a MPV do jogo.
Em consequência desta vitória, a quarta em cinco jogos no Grupo G de qualificação para o Eurobasket 2025, Portugal consolidou a segunda posição, a um ponto da líder Sérvia, que garantiu o apuramento com triunfo sobre a Macedónia do Norte (105-60). A uma jornada do final desta fase de qualificação, a seleção nacional, que recebe a congénere sérvia no próximo dia 9, também em Coimbra, pretende ser uma das quatro melhores segundas classificadas, que também asseguram passaporte para a fase final da competição.
O primeiro lugar do grupo é mais difícil, depois da pesada derrota na Sérvia, por 34 pontos de diferença (71-37).