Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, revelou ter ordenado a expansão e a reabertura da famosa prisão de Alcatraz, localizada na baía de São Francisco, Califórnia, e que se encontra encerrada há mais de 60 anos.

«Durante demasiado tempo, a América tem sido vítima de criminosos perversos, violentos e reincidentes, a escória da sociedade, que nunca vai trazer nada além de miséria e sofrimento», escreveu o líder norte-americano nas redes sociais.

«É por isso que hoje estou a ordenar ao Departamento de Prisões, juntamente com o Departamento de Justiça, o FBI e o Departamento do Interior, para reabrir, expandir consideravelmente e reconstruir Alcatraz para trancar os criminosos mais perigosos e violentos da América», juntou.

«A reabertura de Alcatraz servirá como símbolo de lei, ordem e justiça», declarou.

Sublinhe-se que o estabelecimento prisional, onde estiveram presos criminosos como Al Capone, foi encerrada em 1963, após após 29 anos de funcionamento, devido aos custos excessivos da sua manutenção.

Os custos elevados, sublinhe-se, estavam relacionados com o facto de a prisão se situar num ilhéu rochoso, o que exigia que o constante fornecimento de alimentos e água potável (inexistente no local) através de barco.

O facto de estar cercada pelas águas frias do Pacífico (com correntes perigosas) tornou o estabelecimento prisional praticamente impermeável a fugas. Segundo o FBI, 36 homens tentaram fugir em 14 tentativas, quase todos acabaram recapturados ou mortos nas tentativas, à exceção de John Anglin, Clarence Anglin e Frank Morris. A história deu lugar a um filme.