
A Ducati tem sido o construtor a dominar o MotoGP nos últimos anos, e ameaça acentuar esse desempenho este ano com dois pilotos de alto gabarito como Francesco Bagnaia e Marc Márquez. Giacomo Agostini também os considera os aparentes maiores candidatos ao título.
Em entrevista à MOW Mag, o recordista de títulos mundiais referiu que, tendo em conta todo o conjunto, a dupla da Ducati tem o favoritismo, embora incluísse outros pilotos se fosse só sobre talento puro:
–Nunca gosto de previsões antes do início. E, em qualquer caso, nunca são fáceis. É claro que há alguns pilotos que podem ganhar o título se analisarmos o talento puro. Também estou a pensar, por exemplo, no Fabio Quartararo, que não podemos discutir. O que é certo é que no motociclismo moderno a moto conta e não é pouco, então, sim, se considerarmos o conjunto completo, eu também diria Márquez e Bagnaia, mesmo com todas as premissas.
Posto isto, para Agostini também há que considerar Jorge Martín, que foi campeão em 2024 e agora se mudou para a Aprilia: ‘No entanto, depois também ponho o Jorge Martín, porque há anos que digo que o campeão do mundo em título nunca pode ser descartado’.
O ex-piloto garantiu que considera Martín como candidato por convicção, embora admita que as lesões irão dificultar-lhe a tarefa: ‘O Martín é um campeão, não irá levar uma eternidade a encontrar a sensação e a recuperar do azar’, disse Agostini.