Para Carl Edwards, o fogo da competição ainda brilha—mas não esperem vê-lo ao volante tão cedo. O vencedor de 28 corridas da NASCAR Cup Series e uma das figuras mais carismáticas do desporto recusou novamente uma oportunidade de regresso, apesar de um entusiástico apelo de Kyle Larson.
Larson, que se prepara para tentar o exigente Indianapolis 500-Coca-Cola 600 “Double” em 2025, pediu publicamente a Edwards para substituí-lo no treino da All-Star Race no North Wilkesboro Speedway. O piloto da Hendrick Motorsports deixou claro que Edwards era a sua escolha principal para a tarefa, mas o favorito dos fãs de 2016 está hesitante em voltar.
“Não, na verdade… Foi fixe. O meu amigo Chris Santusi enviou-me isso. Sinceramente, é uma honra. Ele é [Kyle Larson] um dos pilotos mais rápidos que já tentou um destes carros. Mas não sei se ele está a brincar comigo. É provável que eu embatasse num carro se entrasse num agora,” disse Edwards ao Bob Pockrass da FOX Sports.
Uma Fantasia de Regresso que se Recusa a Morrer
A repentina e chocante aposentadoria de Edwards em 2016 no auge da sua carreira deixou fãs e equipas a questionar “e se” durante anos. Desde que se afastou, o seu nome tem estado constantemente associado a potenciais regresses únicos, mas nada jamais se concretizou.
Agora, com o audacioso pedido de Larson, a máquina de especulação voltou a funcionar a todo vapor. Será que Edwards consideraria realmente tirar o seu fato de corrida do armário para mais uma corrida?
Bem, não exatamente.
“Não, nunca é um não total. Gosto de opções, mas não sei. Diria que sim, é não por agora, mas eu conduziria um SIM e veria como é.”
Aquela uma frase—“nunca é um não total”—é suficiente para manter os fãs agarrados à esperança de que um dia, Edwards possa testar as águas para um regresso adequado.
O Fator Next-Gen: Porque Edwards É Relutante
Um grande obstáculo? A evolução do carro Next-Gen da NASCAR.
Desde a última temporada a tempo inteiro de Edwards em 2016, o desporto passou por mudanças massivas, particularmente com a introdução do veículo Next-Gen radicalmente diferente.
Até mesmo veteranos da NASCAR que se aposentaram recentemente, como Kevin Harvick, têm lutado para se adaptar completamente. Portanto, para um piloto como Edwards—que está fora da competição há quase uma década—entrar de forma abrupta não seria fácil.
Edwards reconhece isto, razão pela qual não está a comprometer-se com nada até que tenha uma noção da atual maquinaria—pelo menos num simulador.
Se Não Edwards, Então Quem?
Com Edwards a fechar a porta ao pedido de Larson, Hendrick Motorsports agora tem de procurar noutro lado por um piloto de treino em North Wilkesboro.
A escolha óbvia? Kevin Harvick.
- Harvick substituiu Larson durante a prática da Corrida All-Star de 2024 quando Larson tentou The Double pela primeira vez.
- Ao contrário de Edwards, Harvick tem experiência recente no carro Next-Gen, tendo corrido toda a temporada de 2023 antes de se retirar.
- Ele permanece estreitamente ligado ao desporto através do seu trabalho como comentarista e corridas ocasionais de Late Model.
Dado estes fatores, é provável que Harvick seja novamente chamado a intervir por Larson enquanto o campeão da Série Cup de 2021 divide o seu tempo entre a NASCAR e a IndyCar.
Edwards Voltará Algum Dia à NASCAR?
Por agora, Edwards permanece de fora, feliz por assistir à distância.
Mas o seu “nunca um não total” mantém o sonho vivo. Se a oportunidade certa—ou talvez o momento certo alimentado pela nostalgia—surgir, poderemos um dia ver o condutor que faz flips retornar à pista, se apenas para uma corrida única.
Até lá, a lenda do mistério da reforma de Carl Edwards continua.