Um dos debates desta semana entre os cinco líderes dos principais partidos que vão a votos nas eleições legislativas de 28 de abril no Canadá foi alterado por causa do hóquei no gelo.

Inicialmente agendado para as 20 horas locais, o debate em francês foi antecipado em duas horas, por decisão da Comissão de Debates, devido ao jogo entre os Montreal Canadiens e os Carolina Hurricanes, da NHL (campeonato profissional norte-americano de hóquei no gelo), que pode garantir o apuramento dos Canadiens para o play-off.

O jogo começa às 19 horas locais e, caso o debate se mantivesse às 20, teria início enquanto a partida estava a aproximar-se do final. A decisão de antecipação foi justificada com «o reconhecimento da paixão dos canadianos por hóquei», assumiu o líder da Comissão.

«Os cidadãos poderão assim assistir a este momento crucial na campanha eleitoral ao mesmo tempo que seguem os momentos decisivos do jogo que pode pôr os Montreal Canadiens no play-off», explica-se em comunicado.

O debate é um dos dois agendados para esta semana — o outro será em inglês —, numas eleições em que será eleito o parlamento que escolherá o sucessor definitivo de Justin Trudeau, que deixou o cargo de primeiro-ministro em março, após quase dez anos na frente do Governo.

Os Montreal Canadiens, recordistas de campeonatos na NHL (24, o último em 2021), fazem o último jogo da época regular e com vitória garantem lugar no play-off. Se a não conseguirem, ficam dependentes do que fizerem os Columbus Blue Jackets.