
Mais um balde de água fria para Renato Paiva: o Botafogo perdeu por 0-1 na visita ao Bahia, em jogo da 7.ª jornada do Brasileirão, e continua sem vencer ou marcar qualquer golo fora.
O resultado atesta a boa forma da equipa da casa, que registou a quinta vitória seguida na época e é 5.º. Valeu o golo de Cauly, aos 40 minutos, que o Botafogo não conseguiu contrariar.
O jogo acabou em polémica num lance que poderia ter dado o 2-0 ao Bahia: numa primeira fase o guarda-redes John foi expulso por jogar a bola com a mão fora da área, mas o lance foi revertido no VAR e o árbitro trocou cartão vermelho por amarelo.
Renato Paiva voltou a dizer que faltou eficácia. «Na segunda parte corrigimos algumas situações em termos defensivos, e o jogo tempo foi praticamente nosso. Se tivéssemos a mesma eficácia do Bahia, pelo menos teríamos empatado. Na segunda parte tivemos mais de uma oportunidade clara. Não aproveitámos e fomos penalizados, mais uma vez perdendo fora e mais uma vez perdendo por 0-1 O nosso nível de eficácia ofensiva tem de melhorar, porque criámos oportunidades claras e suficientes para pelo menos empatar», analisou Paiva.
Este foi um reecontro do treinador com a equipa que treinou em 2023: «Mesmo nas situações mais negativas que tive aqui, como tive positivas - não posso esquecer que o 50º título do Bahia aqui é com nossa marca também, portanto contribuímos para a história do Bahia também. Hoje, possivelmente, poderia não fazer algumas coisas que fiz. Outras voltaria a fazer porque fiz em consciência. Não gosto de jogar contra a minha história. A minha profissão obriga-me a fazer isso, então tenho de dar o máximo porque, hoje, represento o Botafogo com o mesmo orgulho que representei o Bahia e todos os meus clubes. E é aqui que eu quero conquistar títulos. É aqui que eu quero evoluir como treinador e fazer meus jogadores evoluírem. O mais importante é evoluir e aprender com o que fez mal, e é o que eu quero: aprender com meus erros, evoluir com minha profissão e dar o melhor que posso dar. »
O Botafogo caiu para 11.º, com 8 pontos.