Athletic Bilbao e Celta de Vigo venceram os seus jogos referentes à 33.ª jornada do campeonato espanhol. Com estes resultados, os lugares europeus em terra de nuestros hermanos sofreram algumas mudanças.

A formação do País Basco recebeu o Las Palmas de Dário Essugo - melhor elemento dos amarillos - e Fábio Silva - não foi opção - e venceu pela margem mínima.

Iñaki Williams foi o marcador do único golo do encontro e que surgiu bem cedo na partida. Iñigo de Galarreta viu o movimento do avançado ganês nas costas da defesa adversária, colocou-lhe a bola e viu o «Rei» de Bilbao driblar o opositor com toda a classe e encostar para o fundo das redes de Dinko Horkas.

Até ao final do encontro destacam-se mais um par de oportunidade para cada lado - Unai Simón esteve em destaque aos 87' -, mas o marcador não se alterou. Com este resultado o Athletic cimenta-se cada vez mais no quarto posto da La Liga, garantindo, dessa forma, o acesso direito à Liga dos Campeões.

No outro jogo da tarde o Celta venceu o Villarreal por uns convincentes 3-0. A turma de Vigo voltou aos bons resultados e aproveitou o deslize do Mallorca (1-0 vs Barcelona) para subir ao sétimo posto do campeonato (lugar de Liga Europa).

A má tarde do submarino amarelo começou aos 37 minutos, quando Eric Bailly recebeu ordem de expulsão direta depois de impedir em falta que Alfon González se isolasse na cara de Luiz Júnior (ex-Famalicão). O primeiro golo dos portugueses apareceu em cima do intervalo.

Depois de um lance confuso na grande área do Villarreal, eis que Fernando Lopez aparece ao segundo poste para desviar o remate de Borja Iglesias.

Na segunda metade, os comandados por Claudio Giráldez dilataram a vantagem no marcador. Aos 53' foi a vez de Iglesias fazer o gosto ao pé, depois de mais um lance cheio de carambolas na grande área adversária. O 3-0 surgiu dos pés da figura do clube: Iago Aspas (87'). O capitão assumiu a responsabilidade de cobrar a grande penalidade e... não vacilou. Guarda-redes para um lado, bola para o outro.