A ANTEVISÃO: QUEM IRÁ ELIMINAR O FINALISTA DE 2024?

Num dia de decisões para a final, em que irão existir duas meias-finais em apenas 24h, este é, sem dúvida o jogo que chama mais a atenção. Temos então o dérbi mais histórico da LPFA, o dérbi de Lisboa entre Lisboa Navigators e Lisboa Devils. Este é o jogo que, todos os anos nos dá muita emoção e excelentes partidas, muitas vezes decididas por pouquíssimos pontos. Este jogo é também uma repetição da final do ano passado, decidida por apenas um ponto.

Começando pelos visitantes, os Lisboa Navigators. Estes são claramente os underdogs deste encontro, tendo os azuis e brancos já perdido com os Lisboa Devils este ano por 26-13.

Os Navigators encontram-se sem uma das suas peças mais importantes, José Soares. Vamos ver o que a equipa das Laranjeiras irá fazer para colmatar esta ausência de peso.

Ainda assim, os “Navs” arranjam sempre maneira de trazer luta ao jogo, especialmente contra os Lisboa Devils, neste encontro histórico. Vamos ver o que o treinador principal, Daniel Sousa, pretende trazer para este jogo para alcançar a final pelo segundo ano consecutivo.

Do outro lado do meio-campo, temos os Lisboa Devils, os atuais campeões em título — título esse ganho em sua casa o ano passado, também frente aos Lisboa Navigators.

Os Devils são, neste momento, uma das duas melhores equipas em Portugal a praticar o desporto, tendo ganho cinco jogos e perdido apenas um na época regular de 2025. Demonstram uma excelente organização, quer ofensiva, quer defensiva, ao entrar para qualquer jogo. Francamente, uma das minhas “squads” preferidas de ver dos Devils este ano tem sido a linha ofensiva, que, para este jogo, vai ter uma vantagem muito grande: José Soares, jogador da linha defensiva dos “Navs” e 3º lugar na votação de MVPs da LineUP Network, não irá a jogo. Isto são excelentes notícias para o jogo de corrida dos Lisboa Devils, pois um dos melhores run-stoppers da liga não vai ter o seu nome escrito na ficha de jogo.

Do lado defensivo, os Lisboa Devils irão necessitar de estar atentos à conexão entre Tiago Ladeira e Nuno Rodrigues, ganhar a batalha nas trincheiras à fortíssima linha ofensiva dos Lisboa Navigators e parar o jogo de corrida de Jardel Andrade.

A análise que eu faço a este jogo? Temos um jogão dia 26/04 no Estádio Francisco Lázaro. Duas equipas históricas da LPFA, no jogo que é, provavelmente, o derby dos derbies em Portugal, encontro em que emoções falam tão alto quanto a tática e o saber e um jogo que vai ser, sem dúvida, o jogo de destaque deste fim-de-semana.

Ambas as equipas conhecem-se muito bem, sejam jogadores ou treinadores, a maior parte já está no desporto há tempo suficiente para se conheceram, o que faz deste encontro ainda mais competitivo. É sem dúvida um jogo com maior dificuldade para os Lisboa Navigators, mas neste dérbi, todos sabemos que pode cair para qualquer lado.

5 FACTOS SOBRE O ENCONTRO

– É o segundo ano consecutivo que os Lisboa Navigators se qualificam para os playoffs.

– Este jogo é uma repetição da final de 2024, que acabou com uma vitória para os Devils por 26-13.

– José Soares não vai a jogo.

– Jesuíno “Juzz” Furtado, irá ser o MVP eleito pela LineUP Network.

– Os Lisboa Devils foram a todas as finais desde 2020.

JOGADORES A TER EM CONTA

Edinaldo “Naca” Estrela- Veloz, ágil, poderoso e dominante, estas são apenas algumas das qualidades do veteraníssimo jogador dos Navigators, “Naca”. O mesmo, falhou a final da época passada contra os Devils por causa de um castigo, vamos ver o que Edinaldo consegue trazer contra os anfitriões e como irá conseguir colmatar a ausência de José Soares.

Antoine Fernandez, Guilherme Jesus, Gonçalo Dias, Nilton Santos e Gonçalo Duarte – Sim, eu sei que estou sempre a bater na mesma tecla, mas colmatar a falha de qualquer jogador desta linha defensiva dos Lisboa Navigators irá ser sempre tarefa difícil, daí eu ter escolhido toda a linha ofensiva principal dos Lisboa Devils. Têm estado, sem dúvida, muito bem, mas neste jogo irão poder aproveitar essa falha dos “Navs” e dar muito mais espaço para os seus três running backs correrem.

EQUIPAS PROVÁVEIS

Lisboa Devils:

Ataque – Bernardo Solipa, Jesuíno “Juzz” Furtado, Antoine Fernandez, Guilherme Jesus, Gonçalo Dias, Nilton Santos, Gonçalo Duarte, Nuno Carvalho, Guilherme Solipa, Jordan Vieira e Daniel Marçal.

Defesa – Austin Leduc, António Cabral, Luan “Jacaré” Arruda, Jackson Oliveira, Carlos Neves, David Martins, João Figueiredo, Afonso Lucas, Leonardo Morais, “Eddie” Gourgel e Christopher Velasco.

Lisboa Navigators:

Ataque – Nuno Rodrigues, Jardel Andrade, David Ferreira, Sérgio Luzita, Filipe Campos, Bruno Mateus, João Alexandre, Tiago Ladeira, David Silva, Ricardo Faia e Francisco Gonçalves.

Defesa – Tiago Ávila, Daniel Lourenço, Edinaldo “Naca” Estrela, João Noronha, Bernardo Freitas, João Mendes, Wallace Soares, Sebastião Pereira, Janin Katoudi, Miguel Bernardo e José Silva.

PREVISÃO DE RESULTADO

Lisboa Navigators 14-27 Lisboa Devils