Álvaro Bautista liderou esta manhã o primeiro treino livre do Mundial de Superbike em Assen, no qual o equilíbrio foi nota dominante – o top 12 coube em menos de um segundo.

As motos da BMW e da Ducati chegam a esta terceira ronda da época com o seu fluxo de combustível reduzido, devido ao rendimento superior que tiveram em Phillip Island e Portimão. Mas nem isso as parece travar.

As mudanças de líder foram constantes ao longo da sessão, com vários pilotos a passarem pela frente em algum momento. Mas, à entrada dos últimos dez minutos, Bautista (Aruba.it Ducati) fez a volta que prevaleceu: 1m34,365s.

Nessa altura, a liderança era de Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW), que foi batido por 0,102s e não conseguiu melhorar. Também ninguém bateu o turco, que assim ficou em segundo. Nicolò Bulega (Aruba.it Ducati), que comanda o campeonato, foi terceiro, seguindo-se Andrea Iannone (Team Pata GoEleven/Ducati).

Para encontrar o melhor não BMW ou Ducati é preciso recuar ao quinto posto – ocupado por Dominique Aegerter (GYTR GRT Yamaha). Mais abaixo, Alex Lowes levou a melhor bimota a décimo, Garrett Gerloff foi 12.º na única Kawasaki e Iker Lecuona foi o melhor da Honda em 13.º.

Tempos: