Finalmente aconteceu! Álex Márquez conseguiu vencer este ano uma corrida Sprint depois de bater o seu irmão Marc, aproveitando da melhor forma o erro deste alguns momentos depois de ter passado para a dianteira, para assim garantir a sua vitória em Sprints este ano!

Tudo a postos para o arranque da Sprint em Silverstone, com os 18ºC que se faziam sentir a garantirem que os pilotos teriam de estar mais alertas que nunca, e com particular atenção desde logo na volta de aquecimento, determinante para tentar ter a melhor performance nos pneus para uma corrida com 10 voltas.

Fabio Quartararo partia da pole position, à frente de Álex Márquez e Pecco Bagnaia, enquanto Marc Márquez, Fermín Aldeguer e Jack Miller estavam na segunda fila.

A corrida arrancou com o autor da pole a ter um forte arranque, enquanto Marc Márquez passou para a segunda posição. Ainda antes contudo da primeira volta estar terminada o líder do campeonato passou mesmo para a dianteira ao bater Quartararo, sem que o francês tivesse oportunidade para responder.

Na volta seguinte Marc cometeu um erro, quase caiu, e Álex, que já havia também batido Quartararo era agora o novo líder da corrida. Pouco depois o azar bateu à porta de Brad Binder no segundo setor, com o sul africano da KTM a ir ao chão, sem gravidade

Em quarto lugar estava Bagnaia mas rapidamente o terceiro lugar poderia estar aí para o ex-campeão do mundo, com Quartararo a apenas 0.010s, com a ultrapassagem a ser confirmada depois.

Com cinco voltas concluídas Álex liderava com 0.363s sobre Marc, enquanto Marc por sua vez levava 1.170s sobre Bagnaia. Quartararo era quarto e Di Giannantonio quinto.

Jack Miller ocupava a sexta posição, Johann Zarco era sétimo, Fermín Aldeguer oitavo, Marco Bezzecchi nono e Luca Marini fechava o top dez.

Na mesma volta Quartararo voltou a não ter argumentos para segurar a posição perante o ataque de DiGia, enquanto Pedro Acosta ascendia ao top dez após bater Marini. Zarco, vencedor do último GP, chegou ao sexto lugar, Bezzecchi era sétimo, Miller oitavo e Aldeguer nono.

Álex e Marc continuavam muito próximos e Bagnaia, a mais de 2s do seu colega de equipa, estava por sua vez a sofrer uma forte pressão de DiGia.

A ultrapassagem do piloto da Pertamina Enduro VR46 aconteceu mesmo pouco depois a o #49 era agora o mais direto perseguidor de Marc, a longos 3.3s!

Álex tinha esta corrida no papo, a não ser que algo de muito estranho acontecesse, uma vez que liderava a corrida com mais de 2s de vantagem sobre Marc! Em vez disso, o pesadelo de Bagnaia continuou depois de ter sido ultrapassado por Bezzecchi e Zarco.

A corrida terminou depois com Álex a conquistar a vitória e a terminar com a série de vitórias de Marc ao sábado!