Afonso Gomes, português, conquistou hoje a medalha de prata no Festival Olímpico da Juventude Europeia, em Skopje, na Macedónia do Norte, depois de ter ficado em segundo lugar na prova de 3000 metros.

O atleta que tem como recorde pessoal um tempo de 8.24,87 minutos, foi segundo, atrás Sebastian Loerstad, sueco que completou a prova em 8.03,47 minutos; Sebastien Groenkjaer fechou o pódio, ficando em terceiro lugar com um tempo de 8.25,05 minutos.

Com esta medalha conquistada por Afonso, Portugal tem um total de quatro pódios, depois dos dois bronzes conquistados pelo atleta Rodolfo Alecrim (natação) e de Carolina Ventura, no atletismo, ficar em terceiro e arrecadar também bronze.

Tiago Matos (atletismo) vai marcar presença na final da prova de salto em comprimento que se realiza no sábado; as atletas Madalena Sampaio e Ana Sofia Santos ficaram no sexto e sétimo lugar nas provas de 100 metros barreiras e cinco quilómetros marcha respetivamente. Margarida Oliveira, Madalena Sampaio, Sara Ferreira, Carolina Ventura, que fazem parte da estafetada feminina, estão também na final, tal como no triplo salto a portuguesa Anamar Jorge.

Ainda noutra modalidade, o andebol, a Seleção portuguesa vai defrontar a Espanha e lutar pelo quinto lugar.

Júlia Leal foi eliminada nos 'quartos' de ténis de mesa, Joana Moreira e Margarida Ferreira, judocas, não conseguiram passar das eliminatórias, tal como Matilde Carvalho, Camila Marcelo e David Almeida (natação) e Pedro Mendonça no taekwondo.