
É já na próxima semana que a Volvo vai dar a conhecer o seu novo modelo 100% elétrico, o ES90, uma berlina definida por software que a Volvo diz ser o modelo mais potente de todos os tempos da marca em termos de capacidade de computação central e que promete oferecer uma autonomia de mais de 700 km.
Além da autonomia que promete ser de referência, o novo ES90 vai dispor de um conjunto de baterias compatível com carregamento de 350 kW, que permite recarregar 300 km de autonomia em apenas 10 minutos.
O ES90 é construído com base na plataforma SPA2 com uma arquitetura de 800 V que permite motores e componentes mais leves de forma a reduzir o peso e a aumentar eficiência energética e autonomia.
Para criar esta arquitetura elétrica, a Volvo referiu que cada componente do sistema elétrico foi atualizado para ser compatível com 800 volts, incluindo as células da bateria, motores elétricos, inversor, carregamento e sistemas de climatização e térmicos, o que cria benefícios em termos de carregamento, eficiência e desempenho.
Outra novidade é novo software de gestão da bateria desenvolvido internamente cria uma experiência de carregamento mais robusta. “Em comparação com outros modelos elétricos da Volvo, o novo software reduz o tempo de carregamento do ES90 de 10 a 80 para 20 minutos. Isso se deve em parte à integração do software de carregamento adaptável da Breathe Battery Technologies.
“A nossa tecnologia de 800 V marca outra atualização tecnológica significativa para nossos clientes à medida que avançamos em direção à eletrificação total”, disse Anders Bell, diretor de engenharia e tecnologia da Volvo. “Esta tecnologia torna os nossos automóveis totalmente elétricos ainda mais eficientes, contribuindo para carregar o Volvo elétrico mais rápido e permitir maior autonomia com uma única carga.”