
O Presidente dos Estados Unidos admitiu esta quinta-feira na Truth Social não estar “nada satisfeito” com os ataques russos contra Kiev. Na publicação, Donald Trump ordena mesmo a Putin que pare.
“Não estou satisfeito com os ataques russos a Kiev. Não é necessário e o momento é muito mau. Vladimir, para! Estão a morrer 5.000 soldados por semana. Vamos fazer o acordo de paz!”.
Trump diz ter "um acordo" com a Rússia para acabar com a guerra
Na quarta-feira, Donald Trump afirmou que pensa ter um "acordo com a Rússia" para acabar com a guerra na Ucrânia, declarando que o homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, tem sido um entrave às negociações.
No centro desta tensão está a questão da península da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014.
Também na Truth Social, o Presidente norte-americano avisou que Zelenky "pode ter paz ou pode lutar por mais três anos antes de perder o país inteiro". Isto depois do Presidente ucraniano ter rejeitado aceitar qualquer proposta de cessar-fogo que inclua a ocupação russa da Crimeia.
A proposta tinha sido apresentada na semana passada pela delegação norte-americana a funcionários ucranianos, mas a Ucrânia insiste num cessar-fogo antes de novas negociações, como forma de a Rússia mostrar “passos sérios, e não infantis” no processo de paz.