Em Espanha foi possível ir ao cinema completamente nu. Aconteceu no domingo em duas salas em Barcelona e Valência, em exibições do filme de terror “You Are Not Me” só para nudistas.

Foram cerca de 50 espectadores em cada sala, a maioria homens, e havia apenas três regras: usar toalhas que cobrissem completamente os assentos, despir-se apenas dentro da sala de cinema, e só podiam participar membros das associações naturistas de Valência e da Catalunha.

Xavi Torrent

A iniciativa surgiu, precisamente, devido à participação de um grupo de nudistas da associação valenciana como figurantes do filme.

“O nudismo é mais do que tirar a roupa. É libertarmo-nos da vergonha e das imposições que nos pesam”, contou ao El País Angela, uma das espectadoras que participou na sessão em Valência.

Segimon Rovira, da Associação de Naturismo da Catalunha, explica que a ideia é "estar nu na natureza: nas montanhas, em praias", mas que no inverno tal não é possível, pelo que a associação “organiza visitas a exposições e museus”.

Xavi Torrent

“Não se trata de promover idas ao cinema nus, mas normalizar a nudez e separá-la de qualquer conotação sexual”, acrescenta.

As sessões nudistas do filme “You Are Not Me” foram as primeiras do género em Espanha, mas os praticantes de nudismo esperam que esta iniciativa abra um caminho de oportunidades e de “normalização”.