A comissária europeia Maria Luís Albuquerque disse, esta terça-feira, que está a ser preparado um novo pacote de sanções da União Europeia (UE) à Rússia e que está a trabalhar nas sanções relativamente aos serviços financeiros, sua responsabilidade.
"Já está em preparação o 16.º pacote de sanções. Essas negociações, essas conversações estão a decorrer", disse Maria Luís Albuquerque em Lisboa, à margem do Seminário Diplomático, naquela que foi a sua primeira intervenção pública desde que tomou posse como comissária europeia.
Segundo a comissária europeia para os Serviços Financeiros e União de Poupança e Investimento, o objetivo das novas sanções "é ir conseguindo contrariar as formas de contornar as sanções" pela Rússia.
Maria Luís Albuquerque recusou que os anteriores pacotes não tenham sido efetivos, e considerou visível esse impacto na economia da Rússia, mas afirmou que, perante as tentativas de contornar as sanções pela Rússia, as novas sanções visam "bloquear essas tentativas e tornar cada vez mais difícil e oneroso a fuga às sanções".
Desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, em fevereiro de 2022, a UE tem decretado sanções sobre setores-chave da economia russa para tentar diminuir a capacidade de Moscovo de financiar o esforço de guerra na Ucrânia.
No fim do ano passado, estimava-se que os 27 Estados-membros tinham cerca de 200 mil milhões de euros em bens congelados do banco central russo, devido às sanções impostas pelo bloco à Rússia.