
A Skoda planeia lançar ainda este ano, o pequeno crossover elétrico Epiq, que apresenta um design baseado no concept revelado em março de 2024, como sugerem imagens recentes dos modelos de testes “apanhados” pelo “AutoExpress”.

Comparado com o protótipo, o modelo de produção parece mais convencional, mas os detalhes específicos permanecem ocultos pela camuflagem. Ainda não há imagens oficiais do interior do modelo de produção. No entanto, o protótipo, apresentava um ecrã do sistema de infoentretenimento de 12,9 polegadas e um painel de instrumentos digital de 10,9’’.
O layout é complementado por botões rotativos analógicos para o sistema de climatização e os sistemas de assistência. De acordo com a fabricante, o volume de carga é de cerca de 490 litros, apesar do comprimento externo compacto de cerca de 4,10 metros.

O novo Skoda Epiq tem por base a nova plataforma de entrada MEB do Grupo Volkswagen, desenvolvida especificamente para veículos totalmente elétricos compactos com tração dianteira, a mesma que utilizada no novo VW ID.2.
O noivo Epiq vai contar duas variantes de bateria: uma bateria de fosfato de ferro-lítio de 38 kWh e uma bateria de maior capacidade, 56 kWh, que deverá permitir uma autonomia WLTP de até 450 quilômetros.
As baterias podem ser carregadas até 125 kW, o que significa que a bateria de maiores dimensões poderá ser carregada de 10% a 80% em aproximadamente 20 minutos.

Segundo o “Auto Motor und Sport”, o novo Skoda Epiq vai dispor de uma gama de motores com duas potências, com 160 cv e 190 cv. Além disso, o novo modelo 100% elétrico da marca checa vai contar com carregamento bidirecional, permitindo que seja uma fonte de energia móvel para pequenos eletrodomésticos ou sistemas fotovoltaicos.