Pelo menos sete pessoas morreram, esta sexta-feira, num bombardeamento russo na cidade de Zaporijia, no sul da Ucrânia, informaram as autoridades regionais, enquanto outro ataque no centro do país fez dois mortos.

"O número de mortos é de sete pessoas", disse o governador da região de Zaporijia, Ivan Fedorov, numa mensagem na rede social Telegram, dando conta de um edifício incendiado.

Fedorov explicou numa mensagem anterior que, no seguimento do ataque, um posto de abastecimento de combustível ficou em chamas e que algumas comunidades vizinhas registaram cortes de eletricidade.

Entretanto, pelo menos duas pessoas morreram e outras 19 ficaram feridas em Kryvyi Rig, no centro da Ucrânia, cidade natal do Presidente Volodymyr Zelensky, segundo um relatório das autoridades.

"Até agora há duas mortes, dois homens de 40 e 69 anos. As minhas condolências às famílias e amigos", escreveu Oleksandr Vilkul, chefe da administração militar de Kryvyi Rig, na plataforma Telegram.Entre os feridos está "um menino de 6 anos", indicou, acrescentando que "o destino de outra pessoa é ainda desconhecido" e que foi iniciada uma operação de resgate de emergência.

Estes bombardeamentos ocorrem após semanas de escalada na guerra que já dura há quase três anos, com Moscovo a intensificar os seus ataques às infraestruturas energéticas ucranianas no início do inverno.

A Ucrânia tem contado com ajuda financeira e em armamento dos aliados ocidentais desde que a Rússia invadiu o país, em 24 de fevereiro de 2022. Os aliados de Kiev também têm decretado sanções contra setores-chave da economia russa para tentar diminuir a capacidade de Moscovo de financiar o esforço de guerra na Ucrânia.