"A rupia abriu fraca na segunda-feira, acompanhando as perdas nas moedas asiáticas depois de o Presidente norte-americano, Donald Trump, ter dito que vai introduzir mais tarifas", aumentando os riscos de uma possível guerra comercial, informou a consultora financeira Eforex India, na sua análise diária.

Os Estados Unidos vão impor tarifas de 25% às importações de alumínio e aço a partir de hoje, revelou no domingo Trump, que prometeu ainda anunciar na próxima semana medidas alfandegárias recíprocas para os parceiros comerciais.

"Qualquer aço que entre nos Estados Unidos terá uma tarifa de 25%", disse aos jornalistas no avião presidencial Air Force One, quando voava da Florida para Nova Orleães para assistir à final Super Bowl de futebol americano.

"O alumínio também", respondeu, quando questionado sobre esta matéria, numa medida que abrange os vizinhos México e Canadá.

Trump afirmou ainda que vai anunciar tarifas recíprocas --- "provavelmente terça ou quarta-feira" --- em relação a produtos que são taxados nos países parceiros.

"Se eles nos estão a cobrar 130% e nós não lhes estamos a cobrar nada, não vai continuar assim", disse aos jornalistas.

Nesse sentido, o político republicano disse que estas tarifas serão postas em prática "quase imediatamente" para "todos os países".

Durante o seu primeiro mandato (2017-2021), o líder norte-americano impôs tarifas de 25% sobre o aço e de 10% sobre o alumínio, mas depois concedeu quotas isentas de impostos a vários parceiros comerciais, incluindo o Canadá, o México e o Brasil.

Embora as exportações indianas de aço e alumínio para os Estados Unidos não representem uma grande proporção do comércio bilateral, outros artigos da Índia poderão ser afectados por eventuais novas tarifas.

A queda da rupia ocorre após a moeda ter registado uma pequena recuperação, na sexta-feira, depois de o Banco de Reserva da Índia ter reduzido a taxa de juro, pela primeira vez em cinco anos.

O banco central indiano reduziu as taxas em 25 pontos base, para 6,25%.

Desde que o dólar valia 63,85 rupias, a 01 de janeiro de 2018, a moeda indiana tem continuado numa tendência de desvalorização, embora a velocidade da queda tenha abrandado desde meados de 2022.

VQ (HB) // VQ

Lusa/Fim