O Natal traz de volta a casa milhares de emigrantes e, nas últimas semanas, a SIC acompanhou o reencontro emotivo com os familiares de três portugueses a viverem na Suíça, na Austrália e no Kuwait.

Foi um convite na rede social Linkedin que levou Patrícia Romão a trocar a Costa Alentejana pela costa do Médio Oriente.

É isso que explica que a maior parte dos quatro milhões e meio de habitantes sejam estrangeiros. Vêm atrás dos altos salários praticados num país de maioria muçulmana colado ao Iraque e à Arábia Saudita.

Sair da zona de conforto e mergulhar no desconhecido. São apenas duas etapas de quem é levado a mudar de vida. Seria quase tudo perfeito ou não tivesse ficado parte da vida para trás.

Separa-os milhares de quilómetros mas para quem está longe a distância mede-se em tempo. É um dos maiores pretextos para voltar a casa. O final do ano promove milhões de viagens em todo o mundo. Por mar, terra ou ar.

Do outro lado do mundo ou do outro lado da esquina, a distância será sempre apenas um número enquanto os laços se mantiverem apertados.

A PÁGINA DA REPORTAGEM ESPECIAL