O mau tempo nos Açores causou, nesta terça-feira, quatro ocorrências em duas ilhas, relacionadas sobretudo com queda de árvores, segundo o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA).
Fonte do SRPCBA adiantou à agência Lusa que, na sequência da passagem da depressão Garoe pelo arquipélago, entre as 00:00 e as 08:30 locais (mais uma hora em Lisboa), registaram-se quatro ocorrências nas ilhas de São Miguel e Terceira.
Segundo a fonte, duas situações ocorreram na ilha de São Miguel (concelhos de Ponta Delgada e Lagoa) e duas na ilha Terceira (Angra do Heroismo).
"São três quedas de árvores e, no caso da Lagoa, [trata-se do] desabamento de uma estrutura", adiantou.
Algumas ilhas sob aviso amarelo
O arquipélago dos Açores esteve na segunda-feira sob aviso laranja e nesta terça-feira mantém-se ativo o aviso amarelo em algumas ilhas, devido aos efeitos da passagem da depressão Garoe.
Segundo um comunicado do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as ilhas do grupo Central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial) estão sob aviso amarelo por "precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada", vento e agitação marítima até às 11:00.
Já as ilhas do grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria) estão sob aviso amarelo por precipitação por vezes forte e vento até às 11:00 e por agitação marítima até às 20:00.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
- Com Lusa