
O PS-Madeira anunciou esta quarta-feira um conjunto de propostas legislativas com o objectivo de proteger a economia regional dos impactos do aumento das tarifas alfandegárias impostas pelos Estados Unidos, conforme já antecipou o DIÁRIO na sua edição impressa de hoje. A decisão da administração Trump tem gerado preocupação entre empresários madeirenses, particularmente nos sectores do turismo, imobiliário e nos produtos de exportação como o Vinho Madeira.
As propostas socialistas foram discutidas, hoje, durante uma reunião com a Associação Comercial e Industrial do Funchal (ACIF), que partilha das mesmas inquietações quanto aos efeitos das novas taxas aduaneiras. No final do encontro, Gonçalo Leite Velho, deputado do PS eleito nas últimas Regionais, sublinhou a urgência de “dar segurança à Região” perante “esta loucura que é o aumento das tarifas”.
Entre as medidas apresentadas, destaca-se a criação de um fundo de apoio à tesouraria para empresas afetadas, que poderá incluir linhas de crédito bonificado e subsidiação compensatória. O pacote contempla ainda um programa para ajudar as empresas a diversificarem mercados de exportação e reduzirem a dependência do mercado norte-americano.
O PS-Madeira propõe também incentivos fiscais temporários para os sectores mais atingidos e um reforço da diplomacia económica, com especial enfoque no envolvimento da diáspora madeirense, procurando “abrir novos canais” de cooperação internacional.
“O nosso objectivo neste momento é dar apoio imediato às empresas que possam estar a sofrer impactos”, afirmou Gonçalo Leite Velho, destacando a necessidade de uma resposta célere.
“Não podemos estar aqui com recuos, nem podemos estar a temporizar. Nós precisamos de acção urgente e é exatamente isso que o PS está a fazer”, disse, sublinhando que as medidas propostas visam essencialmente dar conforto ao tecido empresarial. “Quando se fecha uma porta, abre-se uma janela, e são exactamente essas janelas de oportunidades que nós pretendemos abrir para o tecido empresarial madeirense”, rematou.