De acordo com informações divulgadas pela NASA e pela Organização Internacional de Meteoros (IMO), o pico da chuva de meteoros Lirídeas ocorrerá entre as noites de 21 e 22 de abril de 2025.

A chuva de meteoros Lirídeas é uma das mais antigas conhecidas, causada por pequenos fragmentos do cometa C/1861 G1 (Thatcher), cometa de longo período com uma órbita de cerca de 422 anos em redor do sol e só deverá regressar ao sistema solar interno em 2283.

Conhecidas pelos seus meteoros rápidos e brilhantes, as Lirídeas não são tão abundantes nem tão rápidas como as famosas Perseidas de agosto, mas ainda assim podem surpreender os observadores, com uma taxa de até 100 meteoros por hora. Embora não deixem longos rastos luminosos como outros meteoros, algumas Lirídeas podem gerar bolas de fogo, que são explosões de luz visíveis a olho nu.

Segundo a IMO, a melhor observação ocorre no Hemisfério Norte, embora o fenómeno também possa ser visto no Hemisfério Sul, com uma taxa de visualização menor. A NASA recomenda que as melhores horas para observação são após o "nascimento" da Lua e antes do amanhecer.

Dicas para Observação:

  • Localização: Procure um lugar longe das luzes artificiais, como áreas rurais ou parques afastados das cidades.
  • Conforto: Leve um saco de dormir, cobertor ou cadeira de jardim para se acomodar confortavelmente.
  • Posição: Deite-se de costas, com os pés voltados para o leste e olhe para o céu. Não é necessário utilizar telescópios, pois os meteoros são visíveis a olho nu.
  • Adapte-se: Para uma melhor visualização, olhe para o céu durante cerca de 30 minutos, permitindo que os seus olhos se habituem à escuridão.

Lembre-se de que o espetáculo pode durar até o amanhecer, então esteja preparado para esperar e aproveitar o momento.