A Lexus apresentou a oitava geração do ES no Salão de Shanghai, na China, uma berlina com formato “fastback”, que estreia motorizações totalmente elétricas e que vai chegar ao mercado europeu apenas em 2026.

Recorrendo à mesma plataforma do seu antecessor, a GA-K, a nova geração do ES surge agora com dimensões aprimoradas, 5,14 metros de comprimento, mais 16,5 cm do que a anterior geração, 1,92 m de largura, mais 5,5 cm, 1,55 m de altura, mais 11 cm e 2,95 m de distância entre eixos, mais 8 cm.

Em matéria de design, a nova geração da berlina da Lexus apresenta-se com uma secção frontal em formato fusiforme bem definido que se estende ao longo do capot, até às extremidades do para-choques.

A carroçaria em fuso eleva-se a partir da frente rebaixada e engloba as asas dianteiras alinhadas horizontalmente para conferir ao ES uma estética forte e distinta. Os modelos híbridos apresentam adicionalmente uma grelha com aberturas superiores para garantir um desempenho de arrefecimento ideal.

Os faróis dianteiros formam uma dupla assinatura em L, combinando luzes diurnas em forma de L voltadas para dentro com indicadores de mudança de direção em forma de L voltados para fora, criando uma identidade Lexus distinta, ao mesmo tempo, que melhora a visibilidade e a funcionalidade.

A perspetiva lateral do automóvel é elegante e aerodinâmica – projeta uma sensação de estabilidade e um baixo centro de gravidade. A silhueta fluida dá a sensação de não haver bagageira, com o habitáculo a afunilar-se acentuadamente para a traseira. Contrasta com o inferior da carroçaria, definido por superfícies planas e angulosamente esculpidas, e flancos contornados de forma poderosa e aerodinamicamente eficientes.

Já a traseira incorpora a elegância característica do ES com um fluxo esculpido dos pneus traseiros até à bagageira, criando uma presença elegante, mas dinâmica.

O interior surge com uma atualização moderna, com poucos botões físicos, um painel de instrumentos digital de 12,3’’ e um ecrã para o sistema de infoentretenimento, sensível ao toque de 14’’ de série. No entanto, algumas versões estão ainda dotadas de um terceiro ecrã para o passageiro do banco da frente.

Novos são igualmente os bancos da frente, que promete um maior conforto, enquanto os bancos traseiros permitem ajustar o ângulo de inclinação. Outra novidade é a inscrição “LEXUS” no volante, que substitui o emblema tradicional, e o acabamento contemporâneo em madeira de bambu.

Em matéria de motorizações, a nova geração do ES é proposta numa variante híbrida, o ES 350h, com 247 cv de potência, que faz uso do já conhecido motor a gasolina 2.5 de quatro cilindros, com tração dianteira ou integral, e que anuncia uma aceleração de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos.

Já as variantes elétricas estão entregues aos ES 350e com 224 cv e tração dianteira, que promete uma aceleração de 0 a 100km/h em 8,9 segundos. Por seu lado a versão ES 500e apresenta-se com dois motores elétricos, um por eixo, e tração integral, anunciando uma potência total de 343 cv, que permitem acelerar de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos.

A Lexus não revelou a capacidade da bateria, nem a autonomia das versões 100% elétricas da nova geração do ES.