
A MG, subsidiária da chinesa SAIC, pode vir a anunciar a localização da sua primeira fábrica na Europa já no próximo verão.
Segundo avança o “Automotive News Europe”, que cita duas fontes próximas da marca, a MG já tem uma ideia clara da localização da sua primeira fábrica na Europa, e o que a nova unidade de produção deve oferecer.
A nova fábrica deverá ter uma capacidade inicial de produção de 100.000 unidades por ano e iniciar as operações de 12 a 16 meses após a aprovação final do projeto, que ainda não foi concebido.
A MG também está a considerar avançar para uma segunda fábrica, que também teria de ter uma capacidade de 100.000 unidades por ano, e não uma expansão da primeira para 200.000 veículos.
Recorde-se que em 2024, Espanha, nomeadamente a região da Galiza, foi apontada como o local para a instalação da fábrica da MG, beneficiando de um fácil acesso ao transporte marítimo com o Reino Unido, que continua a ser o mercado europeu mais importante da MG.
No entanto, após a decisão da União Europeia em impor tarifas especiais sobre os veículos elétricos chineses, o governo Pequim alertou o setor automóvel chinês, para não investir nos países da União Europeia que votaram a favor da introdução de tarifas, incluindo a Espanha.
Recorde-se que a Alemanha, Hungria, Eslováquia e Eslovênia foram os únicos países da União Europeia a votaram contra as tarifas sobre os veículos elétricos chineses.