Depois da Casa Branca e de Elon Musk negarem a saída do dono da Tesla da administração Trump, o vice-Presidente dos Estados Unidos, JD Vance, confirma que o empresário vai sair do cargo no DOGE, mas diz que continuará "amigo e conselheiro" do Presidente.

O jornal norte-americano Politico avançou, na quarta-feira, que Elon Musk estará de saída do Governo Trump. Horas depois, a Casa Branca e o próprio multimilionário desmentiram a informação.

Agora, JD Vance, número 2 do Governo Trump, revela, numa entrevista à FOX News, que o "funcionário especial" sairá do cargo de responsável pelo Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), ficando sem envolvimento direto com o Governo norte-americano, mas diz que não se vai afastar definitivamente da Casa Branca.

“O DOGE tem muito trabalho pela frente e esse trabalho vai continuar após a saída do Elon, mas, acima de tudo, o Elon continuará a ser um amigo e conselheiro , tanto para mim quanto para o Presidente. Fez muitas coisas boas”, afirma.

Contudo, diz que é "falso" que saia do cargo nas próximas semanas: o trabalho "não está nem perto de terminar".

Leah Millis/Reuters

O DOGE, organismo dirigido por Musk, tem sido polémico desde o início do segundo mandato presidencial de Trump, devido às suas rápidas iniciativas para despedir dezenas de milhares de funcionários públicos federais e desmantelar a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

De acordo com o jornal Politico, que citava três fontes próximas de Trump, o Presidente está satisfeito com o trabalho de Elon Musk, mas ambos decidiram nos últimos dias que estará na hora do bilionário norte-americano se dedicar aos seus negócios.

Trump terá informado os membros do seu gabinete, numa reunião no final de março, que o dono da Tesla está em transição para fora da administração.

A saída acontece numa altura em que membros do Governo norte-americano e aliados externos criticam a imprevisibilidade do conselheiro de Trump e consideram a presença do empresário uma responsabilidade política.