Satoshi Nakamoto, o misterioso criador do bitcoin, está entre as 15 pessoas mais ricas do mundo. Superou multimilionários famosos como Bill Gates.
Nakamoto, criador do bitcoin em 2008, entrou este mês para o "grupo" das pessoas mais ricas do mundo.
A fortuna deve-se à explosão da criptomoeda que, ao longo dos anos, valorizou significativamente. Por exemplo, em 2013, cada unidade valia o equivalente a cerca de 289 euros. Hoje em dia, vale mais de 96.500 euros.
As criptomoedas, cujos preços estão atualmente a atingir níveis recorde, como a bitcoin, podem ser consideradas como potenciais reservas de valor, semelhantes ao ouro
Satoshi Nakamoto terá cerca de 1,1 milhões de unidades de bitcoin, de acordo com dados do blockchains, que estarão inacessíveis para o mercado.
De acordo com a revista Exame, que cita a Forbes, a fortuna coloca o criador do bitcoin em 12º lugar, com uma fortuna equivalente a cerca de 111 mil milhões de euros, à frente, por exemplo, do multimilionário Bill Gates, fundador da Microsoft, e de Michael Bloomberg, fundador da Bloomberg, empresa de tecnologia e dados do mercado financeiro.
Pouco se sabe sobre Satoshi Nakamoto. A própria identidade é desconhecida. Não se sabe se é o seu nome verdadeiro, se é homem, se é mulher, se representa um grupo de pessoas ou até se está vivo.
O início do bitcoin
Em outubro de 2008, durante o auge da crise financeira, uma pessoa com o nome de "Satoshi Nakamoto" publicou um documento em que estabelecia uma estrutura para uma moeda digital que não estaria vinculada a nenhuma autoridade legal ou soberana. A mineração da moeda começou alguns meses depois.
O nome "Nakamoto" traduzido do japonês significa "no centro de" e não foi considerado o nome real do criador do bitcoin.
Em 2016, Craig Wright afirmou ser Nakamoto, declaração que foi recebida com ceticismo por grande parte desta comunidade.