As reclamações no setor das comunicações voltaram a aumentar nos primeiros três meses do ano, contrariando a tendência de queda registada no ano passado. A entrada da DIGI contribuiu para este crescimento, no entanto, a Vodafone continua a ser a operadora que registou mais queixas.

De acordo com os dados divulgados esta terça-feira pela Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), foram registadas no total cerca de 27,1 mil reclamações escritas contra prestadores de serviços de comunicações, mais 8% (cerca de 2 mil reclamações) do que em igual período de 2024”.

Esta subida, explica a entidade reguladora, “foi impulsionada pelo aumento de 13% das reclamações sobre comunicações eletrónicas, que estavam em queda desde o 3.º trimestre de 2023 para 17,8 mil reclamações no primeiro trimestre do ano".

“Para a subida, terá, em parte, contribuído a entrada da DIGI no mercado no último trimestre de 2024, que contabilizou 1,1 mil reclamações no período em análise. Em contrapartida, as reclamações sobre serviços postais diminuíram face ao período homólogo para 9,3 mil reclamações, contrariando a tendência de subida que se registava nos últimos trimestres.”

Segundo a entidade reguladora, as principais razões para as reclamações foram a demora ou reparação de falhas nos sistemas e os problemas de acesso à internet fixa.

Vodafone foi o operador com mais queixas

Cerca de um terço (33%) das reclamações contra operadoras de telecomunicações foram relativas à Vodafone que viu as queixas aumentarem 11%. A operadora teve a segunda maior taxa de reclamações (1,7 queixas por cada mil clientes).

Em seguida está a NOS que, durante o período de análise, reuniu cerca de 5,5 mil reclamações (31%). No entanto, é a operadora que apresenta maior número de queixas em termos absolutos (1,9 reclamações por mil clientes). Foi a única “entre os principais a reduzir o volume de reclamações neste período”. Uma queda de 8% em comparação com o ano passado.

Em terceiro lugar está a MEO, que registou o maior aumento (+14%), com 4,7 mil reclamações. Mesmo assim, é a operadora que apresenta a menor taxa de reclamação, de apenas uma por cada mil clientes.

Por fim, a DIGI, que entrou no mercado nacional em novembro do ano passado. A operadora registou no 1.º trimestre de 2025 um aumento expressivo face ao período anterior (+104%). “Registou-se ainda um aumento acentuado das reclamações contra a NOWO (+69%) face a igual período de 2024”.