O Governo britânico pediu desculpa, esta sexta-feira, aos hindus do Reino Unido, após ter sido servido vinho e carne durante a celebração anual do Diwali em Downing Street, a residência do primeiro-ministro.
Este festival hindu, que Downing Street celebra desde 2009, comemora o triunfo da luz sobre as trevas e dura cinco dias no outono.
O Governo trabalhista admitiu que foi cometido um "erro" na organização da festa, que teve lugar no final de outubro.
Numa carta dirigida ao primeiro-ministro, Keir Starmer, a deputada conservadora Shivani Raja afirmou estar "profundamente preocupada" com o serviço de carne e álcool durante a celebração.
Segundo Shivani Raja, esta ação revela "uma dececionante falta de compreensão dos costumes e tradições que muitos cidadãos britânicos prezam".
Embora o hinduísmo não proíba estritamente o consumo de álcool e carne, muitos hindus são vegetarianos e não bebem bebidas alcoólicas.
"Compreendemos a sensibilidade desta questão e gostaríamos de pedir desculpa à comunidade e assegurar que tal não voltará a acontecer", afirmou um porta-voz de Downing Street.
A celebração adquiriu um caráter especial com o conservador Rishi Sunak, o primeiro hindu a chefiar o Governo britânico, entre outubro de 2022 e julho, tendo sido filmado com a sua família a acender velas nos degraus de Downing Street, durante o festival.
Cerca de um milhão de pessoas em Inglaterra e no País de Gales identificaram-se como hindus em 2021, de acordo com o recenseamento da população.