Depois de uma primeira experiência nos podcasts em 2020 (‘Agora, agora e mais agora’ publicado pelo jornal Público), o historiador e político Rui Tavares assina ‘Tempo ao Tempo’, um podcast de histórias da História, de passado, presente e futuro, e da mudança da memória no tempo.
Neste novo podcast semanal, a voz do autor vai guiar-nos pela micro-história e a História global, a História europeia e a História nacional, sempre com o objetivo de atualizar os dilemas das pessoas do passado e colocar em perspetiva histórica os nossos dilemas do presente.
Com o tempo, vão aparecer texturas e um padrão narrativo, que ajudará a fazer sentido do todo. Mas o todo será sempre multímodo, polifónico e eclético. De muitos caminhos.
Oiça ‘Tempo ao Tempo’ aqui no Expresso, SIC e SIC Notícias, ou subscreva o podcast em qualquer plataforma de podcast. Todas as quintas-feiras um novo episódio escrito e narrado por Rui Tavares. E ao sábado, um episódio extra emitido na SIC Notícias e em podcast.
A sonoplastia de Tempo ao Tempo é de João Luís Amorim e a capa é de Vera Tavares e Tiago Pereira Santos. ‘Tempo ao Tempo’ tem ainda o apoio à produção de Leonor Losa.
O boom dos podcasts de História
Os podcasts de História têm registado um aumento notável de popularidade no panorama internacional dos podcasts. Programas como “The Rest Is History”, apresentado por Tom Holland e Dominic Sandbrook, não só atraem milhares de ouvintes, como enchem grandes salas como o Royal Albert Hall e o Barbican.
Este sucesso justifica-se com um interesse crescente em narrativas históricas que preenchem lacunas deixadas pelo ensino tradicional e oferecem uma experiência de aprendizagem imersiva.
O aumento destes podcasts reflete uma tendência mais ampla de aumento do consumo de podcasts a nível mundial, com países como Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, Itália e França a registarem um crescimento substancial no número de downloads de podcasts de nicho nos últimos anos.