A ABC News concordou em pagar 15 milhões de dólares, o equivalente a 14,3 milhões de euros ao câmbio atual, à futura fundação e museu presidencial de Donald Trump para resolver um processo de difamação, interposto pelo líder republicano, contra o pivot George Stephanopoulos.

Durante a entrevista que deu origem ao caso, que ocorreu em março, o jornalista perguntou à deputada republicana Nancy Mace - que havia falado que já tinha sido violada em adolescente - porque é que continuava a apoiar Trump depois de este ter sido considerado “responsável por violação”, num caso que ocorreu em Manhattan, no ano passado.

Neste processo em particular, o juiz federal considerou que Donald Trump foi responsável por abusar sexualmente e difamar o escritor E. Jean Carrol, mas não o considerou responsável por violação. Segundo a lei Penal nova iorquina, o conceito de “abuso sexual” tem uma definição específica e diferente de “violação”.

Como parte do acordo, a ABC vai também publicar um comunicado a expressar o seu arrependimento pelas declarações do pivot. O grupo de comunicação concordou também em pagar 1 milhão de dólares aos advogados de defesa de Donald Trump, pelas despesas relacionadas com o caso.

“Estamos satisfeitos por ambas as partes terem chegado a um acordo para encerrar o processo”, afirmou uma porta-voz da ABC News, citada peloThe New York Times.