O atual presidente da Assembleia Municipal de Aveiro, Luís Souto Miranda, vai ser o candidato do PSD à presidência da Câmara de Aveiro, nas eleições autárquicas. O atual presidente, o social-democrata Ribau Esteves, não pode recandidatar-se.

Luís Souto vai assim disputar a presidência da Câmara com o irmão Alberto Souto Miranda, que liderou a autarquia aveirense, entre 1998 e 2005, e que também já anunciou a sua candidatura pelo PS.

Em declarações à Lusa, o presidente da concelhia de Aveiro do PSD, Simão Santana, confirmou que Luís Souto Miranda será o candidato do partido à câmara local, adiantando que "foi uma decisão da direção nacional do PSD".

Licenciado em Biologia pela Universidade de Aveiro, Luís Souto, de 60 anos, é especialista na área de Genética Forense e Populacional, mestre em Genética Aplicada, pela Universidade do Porto, e doutorado em Ciências Biomédicas, pela Faculdade de Medicina -Universidade de Coimbra.

Atualmente, é docente de bioética e genética forense na Universidade de Aveiro e desempenha o cargo de presidente da Assembleia Geral da ADERAV - Associação para Estudo e Defesa do Património Natural e Cultural da Região de Aveiro e da Confraria dos Ovos Moles.

Luís Souto é o segundo candidato à presidência da Câmara de Aveiro a surgir, depois de Alberto Souto Miranda, pelo PS.

Atualmente, a Câmara Municipal de Aveiro é liderada pelo social-democrata Ribau Esteves que completará o seu terceiro mandato e que não poderá, por esse motivo, recandidatar-se.

As eleições autárquicas deverão decorrer entre setembro e outubro de 2025.

JDN // LIL

Lusa/Fim