A Comissão Política Nacional do PS aprovou com 66 votos a favor (92%), cinco contra e um nulo as listas de candidatos a deputados pelo partido para as próximas eleições legislativas. O número foi avançado já na madrugada de quinta-feira pelo porta-voz da reunião, Carlos César.

O presidente do partido interpretou a votação como um sinal da "unidade e entusiasmo" do PS "em torno do seu líder", Pedro Nuno Santos. Segundo disse, agora a campanha será "essencialmente" dedicada a mostrar "tudo o que deve ser feito em alternativa ao atual Governo". "Será a primeira preocupação do PS", disse. E no final - disse ainda, quando questionado sobre a governabilidade pós-eleitoral - o partido "apreciará o veredicto popular" e decidirá "de acordo com o interesse nacional".

César reafirmou, contudo, que de fora da campanha não ficarão as questões relativas a Luís Montenegro. Reafirmando críticas que o partido já tinha feito à "campanha eleitoral financiada por fundos públicos" que o Governo fez quarta-feira no Porto, o presidente do PS falou na "indecência da AD perante a lei".

A reunião da Comissão Política Nacional foi aberta na quarta-feira à noite por Pedro Nuno Santos a apelar aos dirigentes para que não se deixem desmoralizar pelas sondagens menos favoráveis que têm vindo a ser publicadas.

"O PS não determina a sua estratégia em função das sondagens. Não baixamos o ânimo por causa das sondagens", afirmou o secretário-geral do PS.

Pedro Nuno atacou novamente Montenegro ("nós não temos um homem sério a governar o país"), dizendo além disso que o seu comportamento é contagioso ao conjunto do Governo. "Os traços de Luís Montenegro repetem-se no Governo, o seu comportamento tem repercussões no Governo."

Aproveitando as notícias sobre uma diminuição este ano dos reembolsos do IRS de 2024, o líder do PS disse que "o primeiro-ministro enganou os portugueses no IRS".

Na reunião, a secretária-geral da JS, Sofia Pereira - que vai ser nº 2 na lista do Porto - queixou-se da falta de jovens em lugares elegíveis, criticando nomeadamente a exclusão dos dois secretârio-gerais adjuntos da organização.

José Luís Carneiro, pelo seu lado, criticou a exclusão das listas de Paulo Pisco (habitual cabeça de lista pelo círculo da Europa).

Antes, o Secretariado Nacional do PS tinha aprovado as listas que seriam sujeitas a votação (por voto secreto) na Comissão Política Nacional do partido. Uma das principal novidades foi a inclusão em 8º lugar na lista de Lisboa da rapper Eva Cruzeiro (nome artístico: "Eva Rapdiva")

Mudaram 12 dos 22 cabeças de lista de círculo apresentados em 2024. Distritos como Bragança, Coimbra, Guarda e Santarém mudam de nº 1 porque os de 2024 são agora candidatos a presidentes de câmara.

Em Setúbal, António Mendonça Mendes substitui a irmã, Ana Catarina Mendes, que foi para o Parlamento Europeu. Pela mesma razão, o médico Fernando Araújo (1º diretor executivo do SNS) substituirá Francisco Assis no círculo do Porto.

Pedro Delgado Alves, que estava na lista de Lisboa, foi deslocado para primeiro da lista de Coimbra. Paulo Pisco, um histórico como cabeça de lista pelo círculo da Europa (foi eleito deputado pela primeira vez em 1999), deixou as listas. Quatro dos cabeças de lista atuais são ex-ministros: o próprio Pedro Nuno Santos e, além dele, Marina Gonçalves, José Luís Carneiro e Mariana Vieira da Silva.

Os cabeças de lista do PS nas próximas legislativas são os seguintes:

Açores - Francisco César

Aveiro - Pedro Nuno Santos

Beja - Pedro do Carmo (Nelson Brito em 2024)

Braga - José Luís Carneiro

Bragança - Júlia Rodrigues (Isabel Ferreira em 2024)

Castelo Branco - Nuno Fazenda

Coimbra - Pedro Delgado Alves (Ana Abrunhosa em 2024)

Évora - Luís Dias

Faro - Jamila Madeira

Guarda -Aida Carvalho (Ana Mendes Godinho em 2024)

Leiria - Eurico Brilhante Dias

Lisboa - Mariana Vieira da Silva

Madeira - Emanuel Câmara (Paulo Cafôfo em 2024)

Portalegre - Luís Moreira Testa (Ricardo Pinheiro em 2024)

Porto - Fernando Araújo (Francisco Assis em 2024)

Santarém - Marcos Perestrello (Alexandra Leitão em 2024)

Setúbal - António Mendonça Mendes (Ana Catarina Mendes em 2024)

Viana do Castelo - Marina Gonçalves

Vila Real - Rui Santos (Fátima Correia Pinto em 2024)

Viseu - Elza País

Europa - Emília Ribeiro (Paulo Pisco em 2024)

Fora da Europa - Vitor Silva (Augusto Santos Silva em 2024)