A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) informou esta quarta-feira que aprovou o plano histórico da Califórnia para terminar com a venda de veículos movidos exclusivamente a gasolina a partir de 2035.

A decisão agora aprovada poderá em breve ser anulada pela nova administração do presidente Donald Trump, no entanto, a luz verde da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, torna mais difícil anular a lei agora aprovada.

O plano agora aprovado para a Califórnia, conhecido como “Clean Air Act”, é um passo significativo na redução de emissões de CO2 tendo em conta que a Califórnia é o maior mercado automóvel dos EUA e que cerca de uma dúzia de outros estados norte-americanos tendem a adotar os padrões de emissões do estado da Califórnia.

“A Califórnia tem autoridade de longa data para solicitar isenções da EPA para proteger os seus moradores da poluição atmosférica perigosa proveniente de fontes móveis, como automóveis e veículos pesados “, disse o administrador da EPA, Michael Regan, em comunicado.

“As ações hoje aprovadas dão continuidade ao compromisso da EPA de realizar parcerias com os estados para reduzir as emissões e agir contra a ameaça das mudanças climáticas.”, concluiu o mesmo responsável.