Provocados por terramotos, vulcões debaixo de água e outras forças que abalam o planeta, os tsunamis podem devastar comunidades costeiras inteiras. Uma nova tecnologia com cunho da NASA pretende ajudar a alertar o mais rapidamente possível para tais fenómenos.
O planeta Terra está a perder mais de um bilião de toneladas de gelo todos os anos, mas o que representa isso em perspetiva? A ESA faz as contas tomando a cidade norueguesa de Oslo como exemplo.
O WorldCereal da ESA é um sistema que ajuda a analisar a capacidade sazonal de plantação de cereais em todo o mundo, permitindo prever a capacidade de produção.
O planeta está cada vez mais quente, da temperatura do ar à água dos oceanos, e pode ficar ainda mais nos próximos meses com o regresso do problemático El Niño. Nos céus, os satélites da ESA já estão “de serviço” para ajudar a entender e a prever as consequências do fenómeno.
O satélite Aeolus, batizado em homenagem ao deus grego do vento, foi lançado a 22 de agosto de 2018 pela ESA com o objetivo de recolher dados que ajudassem a melhorar as previsões meteorológicas.
A imagem abrange África e Europa, com Portugal em destaque, e foi registada pelo MTG-I1, o primeiro satélite de um total de seis que vão constituir o sistema Meteosat Third Generation, projetado para revolucionar a previsão do tempo na Europa.
Entre 1992 e 2020, as calotas polares perderam 7,56 biliões de toneladas de gelo, o equivalente a um cubo de gelo de 20 km de lado. Já dados da ONU relativos a 2022 revelam que os glaciares estão a derreter a um ritmo dramático.
Sabia que a Terra não é realmente redonda? E que a Lua está a afastar-se? Conheça estas e outras curiosidades sobre o planeta azul reunidas pela ESA para assinalar o Dia Mundial da Terra.
Kológica celebra 3 anos de existência e a Miranda falou com Vera Kolodzig sobre o passado, presente e futuro do podcast de desenvolvimento pessoal e felicidade. Como não podia deixar de ser, ainda trocou uns dedos de conversa com a atriz sobre as suas rotinas de Beleza e bem-estar.
À segunda foi de vez e Juice já está a caminho da sua viagem de oito anos em direção a Júpiter. A missão da ESA, que conta com know how português, vai tentar recolher o máximo de informação acerca do gigante gasoso e das suas luas Europa, Ganimedes e Calisto.
A Serra da Estrela, em Portugal, é um dos locais destacados pelo Timelapse do Google Earth, que tem agora imagens de 2021 e 2022 onde se mostram as mudanças na paisagem e ambiente.
A Agência Espacial Europeia recua décadas para explicar no que consiste o buraco na camada de ozono e como foi provocado, para depois explorar os incríveis avanços feitos e como algumas das ferramentas espaciais têm ajudado a monitorizar a sua recuperação.
O vídeo mostra o menino a brincar com a arma fora do apartamento onde vivia com o pai, e a criança chegou a premir o gatilho. Uma tragédia foi evitada devido à pistola não estar carregada.
Shakira comparou a atual namorada de Gerard Piqué a um Twingo, em detrimento de si mesma, que seria um Ferrari. Este domingo, 15, o ex-futebolista voltou ao ataque, ao chegar à King’s League ao volante do modelo citadino da Renault.
Um dia depois de celebrar o segundo aniversário da filha Constança, Carina Caldeira revela que vai ser mãe pela segunda vez. Apresentadora do Porto Canal e Francisco Cardia estão casados desde 2013.
Parece o enredo de uma novela mexicana mas é mais um episódio da vida real. Após ter lançado uma música com várias indiretas para o ex-companheiro e para a atual namorada, Shakira colocou uma bruxa na varanda virada para a casa da sogra.
As duas câmaras a bordo do SWOT registaram, em vídeo, a abertura do grande mastro e dos painéis de antena do principal instrumento científico do satélite, um processo que demorou quatro dias.
O transporte das amostras de solo marciano até à Terra, para análise aprofundada, vai acontecer em várias etapas. O processo é mostrado pela ESA e a NASAnum vídeo animado acabado de lançar.
A obra “Morte e Vida” de Gustav Klimt (1862-1918), atingida esta terça-feira com um líquido preto por dois ativistas, não sofreu danos e já decorrem intervenções para a reabertura da sala no Museu Leopold, em Viena.
Segundo um novo estudo, os telemóveis ocupam o primeiro lugar do Top de equipamentos que os portugueses acumulam em casa sem utilizar, seguindo-se os acessórios de informática, os pequenos eletrodomésticos e ainda aparelhos como como câmaras fotográficas e de vídeo.