A menopausa não marca o fim de uma era, é apenas uma transição para um novo e significativo capítulo na vida das mulheres. Esta é uma das ideias defendidas pela neurocientista Lisa Mosconi no livro “Menopausa – o seu cérebro em mudança”. Na obra, a autora detalha as transformações do cérebro da mulh
Estudo europeu alerta para a falta de informação sobre a realização de colonoscopias. Mitos podem estar a prejudicar diagnóstico atempado, bem como o desconhecimento dos sintomas mais frequentes.
Pão com marmelada ou compota. Uma conhecida nutricionista britânica diz que uma sanduíche de marmelada ou compota duas a quatro horas antes do exercício é o snack ideal, porque fornece um impulso extra de energia que é rapidamente assimilado pelo organismo.
Já alguma vez teve medo ou sentiu que o perigo estava próximo? Certamente que sim, não fosse este um dos instintos primários de qualquer ser vivo. As explicações são da médica Elisabete Albuquerque, especialista em Psiquiatria.
A doença de Lyme é uma patologia multissistémica, crónica, com importantes manifestações clínicas do foro dermatológico. É transmitida pela mordedura de carraça e têm surgido cada vez mais casos na Europa.
Não importa a idade que tenha, nunca é tarde para deixar de fumar: é sempre benéfico para a saúde, permitindo melhorar o prognóstico de doenças existentes. Se é fumador não deve esperar por ter sintomas para fazer exames regulares. A maioria dos cancros do pulmão pode ser evitada, através da redução
A pipoca pode ser uma opção saudável e com poucas calorias para quem quer perder peso. Uma chávena deste alimento contém apenas cerca de 30 calorias, o que a torna numa opção muito mais leve do que outros snacks, como batatas fritas ou salgadinhos.
O silêncio, por vezes, pode ser interrompido por um som fantasma: o zumbido. Descrito como um apito, assobio, ou até mesmo um som pulsante, este fenómeno, conhecido também como tinnitus ou acufeno, pode manifestar-se de diversas formas e intensidades. Especialistas partilham estratégias para gerir o
O estudo identifica as quedas (60,1%) e os acidentes de viação (24,9%) como as principais causas de lesões traumáticas vertebro medulares. A população idosa tem um risco acrescido, sendo as quedas a principal causa de tetraplegia neste grupo.
André Marques Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.
Maria João Carvalho Oficial do Exército Português; Técnica de Farmácia no Centro de Saúde Militar de Tancos/Santa Margarida; Estudante de Doutoramento em Saúde Pública.
Há que recordar pais e outros familiares sobre a importância de estarem atentos aos sinais de forma a detetar precocemente problemas auditivos nas crianças.
A gravidade de uma doença nem sempre está associada à severidade ou exuberância das suas manifestações. E na patologia oftalmológica esta afirmação assume uma expressão de grande dimensão pela elevada prevalência de doença silenciosa. Um artigo do médico Luís Torrão, especialista em Oftalmologia.
A epilepsia é uma das doenças neurológicas mais comuns, afetando cerca de oito em cada mil pessoas ao longo da vida. No entanto, apesar de partilharem o mesmo diagnóstico, cada uma dessas pessoas tem uma história única, manifestações diferentes e necessitam de abordagens médicas personalizadas. Ana
Apesar de ser uma das doenças neurodegenerativas mais receadas da atualidade, e com um número crescente de casos, a doença de Alzheimer ainda não tem cura. Mas a ciência tem vindo a evoluir como o revelam os neurologistas Belina Nunes e Álvaro Machado no livro "Quando a Memória Falha". Na obra, os a