O Subsecretário Regional da Presidência participou, em Estrasburgo, na 43ª. Sessão do Congresso dos Poderes Locais e Regionais da Europa, tendo estado presente na eleição do novo Secretário-Geral, o francês Mathieu Mori, que assume o mandato para os próximos cinco anos.
Secretária Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, e da Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, assinou na quarta-feira um contrato-programa com a Universidade dos Açores para a concessão de um apoio financeiro no valor de cerca de 94 mil euros.
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, recebeu hoje em audiência Gonçalo Rodrigues, açoriano que se sagrou recentemente campeão do mundo de jet ski.
O presidente do Conselho de Administração da SATA, Luís Rodrigues, admitiu hoje que o atraso na resolução do problema das rotas deficitárias entre os Açores e o continente, poderá gerar um “problema” em 2023.
O Governo Regional dos Açores vai criar um novo sistema de evacuações médicas e rever a legislação das prevenções e presenças físicas dos profissionais de saúde, anunciou hoje o secretário regional da Saúde.
O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural anunciou hoje, em Angra do Heroísmo, que os Açores registavam, até 30 de setembro, uma taxa de execução de fundos comunitários de 74%.
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, reiterou hoje a necessidade de se resolver a situação referente à cadeia de Ponta Delgada, um “grave problema” que, inclusive, “afeta a reputação do Estado português".
A Secretária Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro, afirmou que a primeira ronda negocial para a revisão do Estatuto da Carreira Docente decorreu de forma “bastante positiva”.
A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, recebeu na terça-feira, em Ponta Delgada, o Secretário-Adjunto de Turismo do Estado do Maranhão, Brasil, Hugo Veiga.
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, definiu hoje o Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, como uma “referência pendular” do Serviço Regional de Saúde, elogiando a “missão e compromisso” dos trabalhadores.
O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Empregou, renovou o financiamento do “Equipa-te”, projeto de intervenção psicossocial com jovens no desporto para a prevenção de comportamentos de risco e a promoção de competências.
A Vice-Presidência do Governo procedeu ao lançamento do concurso público para a empreitada de reabilitação de nove imóveis da Região Autónoma dos Açores, na ilha do Pico.
A partir de 1 de novembro próximo a ilha Terceira ficará com uma cobertura de 93% de médicos de família, com a entrada em funções de quatro novos médicos de medicina geral e familiar, afirma o Secretário Regional da Saúde e Desporto.
Este será o ano de consolidação da Academia Sporting de Angra do Heroísmo (ASAH). A afirmação é de Rui Reis, diretor técnico das Academias Sporting Clube de Portugal, e foi proferida no âmbito da habitual visita técnica à AS da cidade Património Mundial.
O Museu de Angra do Heroísmo inaugura no próximo sábado, dia 29 de outubro, pelas 15h00, Sala do Capítulo, a exposição coletiva de desenho "Não conheço ninguém que não consiga desenhar".
O Centro Interpretativo da cidade de Angra do Heroísmo foi finalista dos Prémios do Imobiliário SIC/Expresso 2022, na categoria de Reabilitação e Reconstrução – Equipamento Público ou Património Cultural.
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, marcou presença no domingo no 47.º aniversário da Associação de Jovens da Fonte do Bastardo, destacando que, “pelas melhores razões”, a junta e o clube “estão nas bocas de todo o país”.
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, reiterou hoje o compromisso do Executivo de, “em diálogo e concertação”, trabalhar para a definição do estatuto do bombeiro voluntário.
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, avançou hoje, na Lagoa, que “praticamente um quarto” – 25% - dos recursos financeiros estipulados na anteproposta de Orçamento para 2023 é destinado à Saúde e ao reforço deste setor.
O deputado independente, Carlos Furtado, deu entrada, nos serviços da Assembleia Legislativa Regional, durante esta sessão plenária, de um projeto de resolução para que esta recomende ao Governo Regional a criação de um apoio monetário com vista a combater o real declínio demográfico.
O CHEGA foi claro numa intervenção a propósito da intenção de se criar um mecanismo compensatório para o sector dos lacticínios: “o que tem falhado é o pagamento digno aos produtores. Mas o problema não é nosso, é da distribuição e da indústria.
O Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública destacou, na reunião plenário do CESA, onde apresentou a anteproposta de Plano para 2023, a “responsabilidade” como a principal linha dos documentos orçamentais para 2023.