Vídeo partilhado viralmente nas redes sociais mostra supostamente o momento em que "carro militar destrói entrada de armazém para facilitar a entrada da população". Verdadeiro ou falso?
No Facebook alega-se que, durante 2023, Portugal importou 909 milhões de euros em energia elétrica e que as importações representam 30% da energia consumida nesse ano. Será verdade?
Importa destacar que o valor total orçamentado em Portugal para a Presidência da República representa o dobro da dotação espanhola para a Casa Real. No entanto, e tendo em conta que Espanha tem quase cinco vezes mais habitantes que Portugal, o custo por contribuinte é 10 a 11 vezes menor.
Em debate com o deputado liberal, Rodrigo Saraiva, António Mendonça Mendes sublinhou ontem que mais de metade dos jovens com 20 anos em Portugal frequentam o Ensino Superior. Será verdade?
"Faz todo o sentido que haja reformas máximas e mínimas para dar dignidade a todos os portugueses", afirmou ontem à noite o líder do STOP e candidato presidencial, André Pestana, depois de criticar os 49 mil euros recebidos mensalmente por Jardim Gonçalves, fundador do BCP, depois de um acordo extra
Estão a circular, na Internet, imagens de uma espécie de contentores que se afirma serem morgues móveis doadas pela Coca-Cola à Ucrânia. Será que a marca do famoso refrigerante doou mesmo as ditas morgues?
Está a circular no Facebook uma publicação onde se afirma que a Igreja católica dá a bênção a casais do mesmo sexo, mas não abençoa casais que moram juntos sem estarem casados, separados ou divorciados. Será isto verdade?
No X, várias publicações indicam que Christine Lagarde defendeu o fim do dinheiro físico para reduzir a pegada carbónica. Mas, como verificaram outros media internacionais, a presidente do BCE não o afirmou.
Está a circular um "post" na rede social criada por Trump, alegadamente da sua autoria, onde se faz menção a Elon Musk como sendo "um vendedor de carros insignificante", em tradução livre a partir do inglês. Mas terá Donald Trump falado assim do dono da Tesla?
Nas redes sociais há quem considere "histórico" o alegado recorde de João Pereira de ter quatro derrotas nos primeiros cinco jogos como treinador do Sporting. Confirma-se?
Uma imagem do que parece ser um "guia de linguagem neutra" que o CCB enviou por email aos funcionários e que constitui, alegadamente, a "linguagem oficial" da fundação foi enviada ao Polígrafo para verificação. Será assim?
A insegurança do líder do Chega quanto à comunidade imigrante já se faz notar há mais de um ano, mas foi essencialmente em 2024, motivado por figuras políticas de peso como Pedro Passos Coelho, que André Ventura consolidou dentro do partido uma posição factualmente infundada e várias vezes mentirosa
"Se a Terceira Guerra Mundial rebentar, esta escumalha e suas famílias deveriam ser os primeiros enviados para a frente de combate", comenta-se numa das publicações em causa.
Uma fotografia de Luigi Mangione, o suspeito do assassinato do CEO da empresa de seguros de saúde norte-americana United Healthcare, alegadamente tirada pela polícia de Nova Iorque, tornou-se viral nas redes sociais. Será real?
"Courchevel é conhecido por ser muito popular entre os multimilionários, celebridades de Hollywood e membros da realeza britânica", destaca-se numa publicação que está a ser partilhada entre o Facebook e o Instagram, com um vídeo que mostra o hotel supostamente adquirido pelo Presidente da Ucrânia.
Circula no X uma publicação com um excerto de uma entrevista dada pelo deputado Miguel Guimarães no início deste ano na qual o social-democrata afirma que, por esta altura, já haveria "médicos de família para todos os portugueses". Na descrição, o autor da publicação alega que "chegou o inverno e há
Várias páginas do Facebook têm anunciado, nos últimos dias, que o Pingo Doce estará supostamente a oferecer três automóveis a quem participar num sorteio. Mas tudo não passa de uma fraude.
Das entrevistas de políticos ou declarações no Parlamento até à desinformação sobre imigrantes e percepções de insegurança, passando por dúvidas sobre impostos e pensões de reforma, atentados terroristas, passes ferrroviários e ainda velhos clássicos das "fakes news" como a bandeira nacional suposta
Terão os órgãos de comunicação social ocultado um incidente no Mar Vermelho que resultou na destruição de um porta-aviões norte-americano? Vídeos difundidos nas redes sociais revelam imagens do suposto ataque com mísseis dos rebeldes houthis do Iémen.
"Nós não comemos carne de porco", terão explicado "os seus amigos", de acordo com uma publicação que está a ser partilhada viralmente nas redes sociais.