O líder indígena e símbolo da luta dos povos originários do Brasil e da preservação ambiental, cacique Raoni, pediu hoje ao Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, que trave planos de exploração de petróleo na Amazónia.
Uma intensa e invulgar vaga de calor atingiu a Ásia Central em março, pondo em risco colheitas e acesso a água, numa região maioritariamente rural que sente já as consequências do aquecimento global, indica um estudo divulgado hoje.
O Presidente da República promulgou hoje o decreto do parlamento que altera a chamada lei dos solos, aprovado com votos a favor de PSD e PS, considerando que afastou objeções suscitadas pela anterior versão.
Os ministros do Ambiente dos países emergentes (BRICS) reafirmaram no Brasil o compromisso com a cooperação para a proteção ambiental e desenvolvimento sustentável, e pediram aos países ricos que reforcem o financiamento para enfrentar a crise climática.
Os borregos produzidos na região do Campo Branco, que abrange cinco concelhos do distrito de Beja, estão com “muita procura” nacional e internacional e os preços têm vindo a aumentar.
A Águas do Tejo Atlântico e o Empreiteiro Omatapalo – Engenharia e Construções, S.A. vão assinar o contrato de Empreitada da Concessão-Construção para a Reabilitação da Fábrica de Água de Torres Vedras, num investimento de 5,5 milhões de euros.
As estimativas apontam que sejam precisos, pelo menos, 200 mil milhões de dólares por ano para travar e reverter a perda de biodiversidade até 2030. Mas entre as palavras e a ação há todo um mundo de possibilidades.
A Câmara do Porto também está a proceder ao abate de 20 palmeiras "sem hipótese de recuperação" no Jardim do Passeio Alegre, na Foz, em adição às sete hoje noticiadas pela Lusa na Avenida D. Carlos I, disse fonte oficial do município.
As terras indígenas demarcadas nos biomas brasileiros da Caatinga, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal estão 31,5% mais preservadas do que as áreas envolventes, revela estudo.
Várias associações ambientalistas participam no sábado numa manifestação em Cascais contra a “betonização” do concelho, nomeadamente na zona da Carcavelos, sendo esperadas centenas de pessoas.
Três equipas atravessaram o país de norte a sul, com o objetivo de não apenas completar o percurso da forma mais sustentável possível, mas principalmente gerar um impacto positivo nas comunidades locais, sensibilizando-as para questões ambientais prementes.
De acordo com um estudo recente da Otovo, a instalação de baterias solares garante maior autonomia e poupanças significativas nas faturas de eletricidade, com um retorno sobre o investimento visível já no curto prazo.
O plano de ordenamento das albufeiras das três barragens do Tâmega estará concluído em um ano, visa harmonizar o potencial turístico com a proteção da massa de água e será financiado pela Iberdrola até 500 mil euros.
Um dos grandes trunfos da madeira é a possibilidade de industrializar a sua utilização. Muitos elementos podem ser pré-fabricados em fábricas, num ambiente controlado, reduzindo os custos associados a deslocações, montagem e dependência de condições climatéricas.
Uma quinta devoluta há mais de duas décadas em Arcos de Valdevez vai ser transformada em centro de produção de conhecimento e inovação agrícola, num investimento estimado em 3,5 milhões de euros, revelou hoje o presidente da Câmara.
O presidente da Câmara de Vimioso anunciou ontem um investimento de mais de 4,2 milhões de euros destinados ao Aproveitamento Hidroagrícola de Santulhão, que vai abranger mais de 185 hectares de terreno e servir 115 unidades de rega.
Os peticionários contra o abate de jacarandás na Avenida 5 de Outubro, em Lisboa, saúdam a “aparente abertura” da Câmara Municipal para recuar na decisão, sublinhando, porém, que não há “uma resposta definitiva” para todas as árvores.
A empresa municipal de Transportes Coletivos do Barreiro, no distrito de Setúbal, vai adquirir 40 novos autocarros elétricos na sequência da aprovação da candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), segundo a autarquia.
O município de Albergaria-a-Velha disponibilizou 12 pontos de recolha de cápsulas de café em vários locais do Concelho, revelou hoje a autarquia na sua página institucional.
A Câmara Municipal de Torres Vedras desenvolveu uma campanha de aumento da cobertura arbórea do Concelho, tendo a época de 2024/2025 resultado na plantação de 152 novas árvores, pertencentes a 29 espécies diferentes.
O projeto “Semear Ação” passa no sábado em Tourencinho, em Vila Pouca de Aguiar, para ajudar a preparar a comunidade para resolver problemas ambientais e reclamar políticas que combatam o despovoamento e fixem pessoas no Interior.
A depressão Martinho provocou a queda de 98 mil árvores e afetou 280 hectares dos cerca de mil sob gestão da Parques de Sintra, no perímetro florestal da serra, avançou ontem fonte oficial da empresa.