![Ponte de Lima quer ser cidade criativa da Gastronomia](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
Indissociável da cultura e identidade local, o “Arroz de sarrabulho à moda de Ponte de Lima” é um ícone local que tem vindo a ser preservado e celebrado na região. Recentemente classificada como Especialidade Tradicional pela União Europeia, a receita, rica em sabor e história, é tradicionalmente servida em “romarias missas novas, noivados, casamentos e nascimentos” acompanhada de vinho verde Loureiro ou Vinhão. A par da preservação das tradições locais, que fazem do prato um dos grandes embaixadores da mesa farta minhota, há diversas caraterísticas na região que a fazem sobressair no que respeita à gastronomia.
De forma a destacar “o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em torno da valorização e promoção da gastronomia local, não só como um elemento cultural e turístico, mas também como um motor para o desenvolvimento sustentável”, nota a autarquia, Ponte de Lima vai candidatar-se à Rede de Cidades Criativas da UNESCO na área da Gastronomia.
A candidatura “pretende reforçar a identidade de Ponte de Lima como um território que, através da gastronomia, quer afirmar-se como um exemplo de boas práticas em termos de sustentabilidade, inclusão e inovação, alinhando-se com os princípios da UNESCO”, refere o município, acrescentando que a candidatura à Rede de Cidades Criativas da UNESCO na área da Gastronomia coloca a localidade minhota “no mapa global da gastronomia criativa, trazendo visibilidade ao seu património e abrindo portas para novas oportunidades de colaboração internacional”.
Ao concorrer a esta rede europeia, Ponte de Lima pretende ainda salientar o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nomeadamente o ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Económico) e ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis).
Além disso, nota a autarquia, “Ponte de Lima tem sido pioneira em várias iniciativas que envolvem a educação alimentar e o envolvimento da comunidade na preservação de receitas e tradições culinárias. Ponte de Lima procura não apenas consolidar-se como um destino gastronómico de referência, mas também criar um impacto positivo nas economias locais, promovendo o emprego e o desenvolvimento de novos negócios baseados na gastronomia e no turismo sustentável.
O Município de Ponte de Lima “tem investido na promoção de práticas agrícolas sustentáveis, no uso de produtos locais e sazonais, e na valorização da gastronomia tradicional, incluindo o famoso "Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima", recentemente reconhecido como Especialidade Tradicional Garantida (ETG), pela Comissão Europeia”, sublinha a câmara municipal.
Receita da famosa cozinheira Clara Penha
“Prato da gastronomia tradicional, nasceu no âmbito familiar, associado à tradição da matança do porco, e adotado no início do século XX na restauração. Servido mais tarde também nas barracas das feiras, passou a celebrar romarias e festas cíclicas, missas novas, noivados, casamentos e nascimentos”, descrevem Nuno Vieira Brito e Joana Santos, coordenadores do “Referencial Gastronómico do Minho”.
Ciosa da importância de preservar cultura e tradição, a região do “Minho, em geral, é das que melhor preserva a cozinha tradicional”. Quem o afirma é José Dias, membro da Confraria dos Gastrónomos do Minho, entidade responsável pela “promoção, divulgação e defesa dos valores gastronómicos e vinícolas, dentro dos padrões de qualidade e ancestralidade da região do Verde Minho.” Em particular, o “Arroz de sarrabulho à moda de Ponte de Lima” tem o selo ETG (Especialidade Tradicional Garantida), tendo sido certificado pela União Europeia, e a origem do prato na restauração relaciona-o com a famosa cozinheira Clara Penha, que, segundo a obra “Sarrabulho de Ponte de Lima: A Gastronomia da Tradição”, “comandava um regimento de mulheres a preparar o repasto para o jovem padre, fidalgos, clero e ricos-homens do Vale do Lima. Cozia-se o arroz, fritava-se a beloura, alourava-se os rojões, enfim preparava-se o ‘Sarrabulho’ enquanto a pequena sobrinha, vaidosa nos socos novos, namoriscava o leite-creme e a aletria...”.
Conheça o emblemático prato que é ícone gastronómico de Ponte de Lima e uma das 50 receitas do guia Restaurantes, pratos e produtos regionais.